Kim Jong-un (AFP)
Da Redação
Publicado em 21 de dezembro de 2011 às 05h53.
Seul - Kim Jong-un, filho mais novo e designado sucessor do falecido Kim Jong-il, emitiu na segunda-feira sua primeira ordem militar, horas antes do anúncio da morte de seu pai, em um movimento que indica seu controle sobre as Forças Armadas, segundo a agência sul-coreana 'Yonhap'.
O jovem Kim, que no ano passado foi elevado à categoria de general de quatro estrelas, ordenou na segunda-feira que todas as unidades militares detivessem seus treinamentos e exercícios militares e retornassem a suas bases, garante a 'Yonhap', que cita uma fonte anônima em Seul.
A emissão da ordem militar é contemplada como uma indicação do respaldo a Kim Jong-un por parte das poderosas Forças Armadas norte-coreanas, que têm um papel-chave no esquema de poder do regime comunista.
A cúpula militar do Exército norte-coreano, que conta com mais de um milhão de soldados, é a base do poder no hermético país, dedicado de corpo e alma à defesa.
No ano passado, Kim Jong-un se consolidou como o virtual herdeiro de seu pai ao ser nomeado general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do governante Partido dos Trabalhadores.
Depois que na segunda-feira foi anunciada a morte do ditador, a imprensa estatal norte-coreana passou a elogiar bastante a figura de Kim Jong-un, a fim de fomentar o culto à personalidade de que gozavam também seu pai e seu avô, Kim Il-sung, o fundador da Coreia do Norte.
Fontes oficiais sul-coreanas insistiram hoje que por enquanto não houve nenhuma atividade incomum no lado norte-coreano da fronteira, salvo um reforço da segurança em alguns pontos, o que poderia ter o objetivo de evitar deserções durante este período de transição. EFE