Mundo

Kim Jong Un: 'É hora de estar mais preparado para a guerra do que nunca'

Ditador tece ameaças à medida que desentendimentos com a Coreia do Sul parecem crescer

Ditador investe em armas e oferece ajuda à Rússia em meio a ameaças (AFP)

Ditador investe em armas e oferece ajuda à Rússia em meio a ameaças (AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 11 de abril de 2024 às 08h49.

O ditador norte-coreano Kim Jong Un afirmou que agora é hora de estar mais preparado para a guerra do que nunca. A fala se deu durante uma visita à principal universidade militar do país, de acordo com a mídia nacional estatal.

"É tempo de estar mais minuciosamente preparado para a guerra do que nunca", declarou o líder norte-coreano. Kim Jong Un citou ainda a incerteza e a instabilidade da situação política e militar como motivações para tal.

Em março, Kim ordenou o aumento da preparação para guerra após a inspeção de tropas em uma base operacional no país. De acordo com ele, o país precisa estar pronto para um conflito que deve ser vencido sem fracassos.

As tensões entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul vêm crescendo desde a eleição do sul-coreano Yoon Suk-yeol para a presidência em 2022. Segundo o país ditatorial, trata-se de seu principal inimigo. A Coreia do Sul tem adotado uma postura cada vez mais dura em relação à nação de Kim Jong Un.

A Coreia do Norte vem investindo cada vez mais no desenvolvimento de suas armas e estreitado relações com a Rússia, a quem tem prestado assistência durante a guerra contra a Ucrânia.

Em um artigo para o site 38 North, o ex-analista da CIA, Robert L. Carlin e o cientista nuclear Siegfried S. Hecker disseram acreditar que "assim como seu avô em 1950, Kim Jong Un tomou a decisão estratégica de ir à guerra." O entendimento, porém, está longe de ser uníssono, conforme analistas disseram à BBC.

Por ora, é preciso observar se as ações do ditador em direção a um conflito permanecerão. À medida que as tensões para com a Coreia do Sul crescem, as ameaças de Kim Jong Un parecem se tornar cada vez mais sólidas. No entanto, é impossível aferir suas verdadeiras intenções -- ao menos por enquanto.

Com informações da Al-Jazeera e da BBC.

Acompanhe tudo sobre:Kim Jong-unCoreia do NorteCoreia do Sul

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos