Mundo

Kim Jong-Un diz que tem direito legal de destruir a Coreia do Sul

A declaração foi dada durante a comemoração de fundação do exército da Coreia do Norte

Líder da Coreia do Norte disse que Coreia do Sul é "inimigo principal" do país (Contributor/Getty Images)

Líder da Coreia do Norte disse que Coreia do Sul é "inimigo principal" do país (Contributor/Getty Images)

Publicado em 9 de fevereiro de 2024 às 06h27.

Kim Jong-Un, líder da Coreia do Norte, disse que tem o direito legal de aniquilar a Coreia do Sul, segundo informações da agência oficial de notícias norte-coreana KCNA nesta sexta-feira, 9. A declaração foi dada durante a comemoração de fundação do exército do país.

Kim Jong-Un ainda afirmou que as "marionetes" da Coreia do Sul haviam rejeitado os esforços de cooperação de Pyongyang. Um dia antes, o parlamento da Coreia do Norte aboliu leis de cooperação econômica com a Coreia do Sul. 

Segundo o ditador, a Coreia do Sul é o "inimigo principal" do país, e com base nesse status legal, "ela pode ser atacada e destruída a qualquer momento", de acordo com a KCNA.

Desde o início do ano, o regime de Kim intensificou uma campanha de pressão contra a Coreia do Sul com movimentos que incluíram testes de mísseis de cruzeiro, retórica ameaçadora em relação a Seul e a derrubada de um monumento em Pyongyang que simbolizava as esperanças de unificação.

Kim também não tem demonstrado interesse em voltar às estagnadas negociações de desnuclearização, e lançou uma série de novas armas projetadas pelo seu governo. O presidente dos EUA, Joe Biden, alertou que uma tentativa de ataque nuclear significa o fim de seu regime na Coreia do Norte.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do Sul

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar