Mundo

Coreia do Norte diz que miniaturizou ogivas nucleares

Com a técnica, é possível colocar as ogivas em mísseis balísticos, o que facilitaria um ataque nuclear


	O líder norte-coreano Kim Jong Un: militares norte-americanos acreditam que é possível que a Coreia do Norte tenha conhecimento para concretizar ameaças de ataque.
 (REUTERS/KCNA)

O líder norte-coreano Kim Jong Un: militares norte-americanos acreditam que é possível que a Coreia do Norte tenha conhecimento para concretizar ameaças de ataque. (REUTERS/KCNA)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2016 às 22h15.

O líder máximo da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, anunciou que seus cientistas conseguiram miniaturizar com êxito ogivas nucleares que podem ser colocadas em mísseis balísticos e, assim, conseguir uma "verdadeira" dissuasão - informou a agência oficial de notícias KCNA nesta quarta-feira.

"As ogivas nucleares foram padronizadas para serem colocadas em mísseis balísticos, graças à sua miniaturização", destacou Kim, durante uma reunião com especialistas e técnicos nucleares, relatou a agência.

"Isso pode ser chamado de um verdadeiro elemento de dissuasão nuclear", disse Kim, ainda de acordo com a KCNA.

Os comentários de Kim foram feitos um dia depois de a poderosa Comissão Nacional de Defesa norte-coreana ter evocado a possibilidade de um "ataque nuclear preventivo em nome da justiça" contra a Coreia do Sul e contra os Estados Unidos, em resposta às manobras militares iniciadas por esses países na segunda-feira.

Os especialistas se dividem sobre se Pyongyang foi realmente capaz de miniaturizar suas armas nucleares para conseguir colocá-las nas ogivas de seus mísseis. Vários oficiais americanos de alta patente acreditam que isso é possível.

As maiores dúvidas recaem sobre a principal capacidade do regime norte-coreano para poder dirigir mísseis balísticos no reingresso na atmosfera, algo indispensável caso queira lançar um ataque contra território continental americano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteDiplomaciaKim Jong-unTestes nucleares

Mais de Mundo

Trump diz para empresas globais fabricarem nos EUA ou então pagarem tarifas

Economia argentina cresceu mais do que o esperado em novembro

Juiz derruba medida de Trump que retirava cidadania americana de filhos de imigrantes nos EUA

China registra 220 milhões de deslocamentos antes do Ano Novo Lunar