Mundo

Kim Jong-Un convida presidente da Coreia do Sul para uma visita

Se o encontro efetivamente acontecer, será a terceira reunião entre líderes das duas Coreias

Kim Jong-Un: tentativa de aproximação das Coreias (KCNA/via REUTERS/Reuters)

Kim Jong-Un: tentativa de aproximação das Coreias (KCNA/via REUTERS/Reuters)

A

AFP

Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 09h19.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, convidou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a participar de uma reunião de cúpula em Pyongyang, anunciou Seul neste sábado.

O convite foi transmitido por Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano, que visita a Coreia do Sul por ocasião dos Jogos Olímpicos de Inverno, informou um porta-voz da Casa Azul, presidência sul-coreana.

Caso a cúpula aconteça, será a terceira deste tipo, depois das reuniões que Kim Jong II, pai do atual líder norte-coreano, teve em Pyongyang com os presidentes sul-coreanos Kim Dae-jung e Roh Moo-Hyun, em 2000 e 2007, respectivamente.

Moon recebeu para um almoço neste sábado o chefe de Estado da Coreia do Norte, Kim Yong Nam, cujo cargo é protocolar, e Kim Yo Jong.

"A enviada especial Kim Yo Jong entregou uma carta pessoal de seu irmão que expressa o desejo do mesmo de melhorar a relação intercoreana", declarou o porta-voz de Moon, Kim Eui-kyeom.

Também transmitiu verbalmente o convite de seu irmão para que Moon Jae-in visite "o Norte no momento que mais lhe convier", acrescentou.

O presidente sul-coreano milita pelo diálogo com o Norte, mas não aceitou o convite de imediato. Pediu que sejam criadas "boas condições" para a visita, e que o Norte busque de forma mais ativa o diálogo com os Estados Unidos, assinalou.

"É absolutamente necessário que o Norte e os Estados Unidos iniciem um diálogo rapidamente", disse o presidente sul-coreano, citado por seu porta-voz.

Os Estados Unidos insistem em que a Coreia do Norte deve mostrar que está disposta à desnuclearização antes de qualquer diálogo, o que Pyongyang descarta.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulDiplomaciaOlimpíadas de Inverno

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido