Mundo

Kiev busca resolver conflito pacificamente, diz Yatseniuk

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, afirmou que as autoridades de Kiev fazem tudo para resolver o conflito com a Rússia de maneira pacífica

Arseni Yatseniuk, primeiro-ministro da Ucrânia: "fazemos tudo para regular esse conflito de maneira pacífica, pela vias diplomáticas e políticas" (Alex Kuzmin/Reuters)

Arseni Yatseniuk, primeiro-ministro da Ucrânia: "fazemos tudo para regular esse conflito de maneira pacífica, pela vias diplomáticas e políticas" (Alex Kuzmin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2014 às 10h07.

Kiev - O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, afirmou nesta terça-feira que as autoridades de Kiev fazem tudo para resolver o conflito com a Rússia "de maneira pacífica, pelas vias diplomáticas".

"Fazemos tudo para regular esse conflito de maneira pacífica, pela vias diplomáticas e políticas junto com nossos parceiros ocidentais", disse Yatseniuk a um grupo de jornalistas.

O governo da Ucrânia acusou Moscou de agressão militar pelo desdobramento de um contingente militar sem distintivos na república autônoma ucraniana da Crimeia, povoada majoritariamente por russos étnicos.

"Todo o mundo deve se acalmar e pensar com a cabeça", disse o primeiro-ministro ucraniano, que destacou que "a correlação entre as Forças Armadas da Ucrânia e da Rússia é em aviação, por exemplo, de 1 para 98".

As autoridades pró-Rússia da Crimeia convocaram para este domingo um referendo sobre a integração da autonomia à Federação Russa, consulta declarada ilegal pelo governo da Ucrânia.

Os crimeanos foram convocados às urnas para responder a duas perguntas: "Você é a favor da reunificação da Crimeia com a a Rússia como sujeito da Federação Russa?" e "Você é a favor que volte a entrar em vigor a Constituição da Crimeia de 1992 e o status da Crimeia como parte da Ucrânia?".

Na Crimeia, península banhada pelo Mar Negro, vivem quase 60% de russos, ao quais se somam 25% de ucranianos, além de uma minoria tártara, 12%.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaDiplomaciaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições