Mundo

Kiev agradece decisão dos EUA sobre ajuda; Rússia lamenta

O governo ucraniano saudou decisão do Congresso dos EUA de autorizar entrega de armas letais, enquanto a Rússia diz lamentar a decisão


	Soldados ucranianos: decisão tem um grande valor simbólico para a Ucrânia
 (Anatolii Stepanov/AFP)

Soldados ucranianos: decisão tem um grande valor simbólico para a Ucrânia (Anatolii Stepanov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2014 às 22h31.

Kiev - Kiev saudou nesta sexta-feira a decisão do Congresso americano de autorizar a entrega de armas letais à Ucrânia, no quarto dia de uma trégua globalmente respeitada no leste do país.

Os deputados ucranianos pró-Ocidente comemoraram a decisão por unanimidade de seus homólogos americanos. O Congresso dos Estados Unidos aprovaram uma lei que autoriza a imposição de novas sanções contra a Rússia, e permite que o presidente Barack Obama aumente as entregas de armas, inclusive letais, à Ucrânia.

A decisão tem um grande valor simbólico para a Ucrânia, que há meses tenta convencer seus aliados de vender armas a seus soldados, mal equipados em relação aos rebeldes pró-russos apoiados, segundo Kiev, pela Rússia.

No entanto, a decisão do Congresso não implica que Obama vá, necessariamente, fornecer armas letais às forças ucranianas. Até agora, só o fornecimento de armas não letais foi autorizado.

Moscou reagiu afirmando que "lamenta profundamente" a decisão do Congresso dos Estados Unidos, e criticou um texto "adotado sem um verdadeiro debate", afirmou o Ministério das Relações Exteriores russo.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado