Mundo

Khamenei diz que é contra intervenção dos EUA no Iraque

Líder supremo do Irã expressou neste domingo forte oposição à uma intervenção dos Estados Unidos


	Voluntários xiitas, que se juntaram ao exército do Iraque na luta contra militantes sunitas do EIIL
 (Ahmed Saad/Reuters)

Voluntários xiitas, que se juntaram ao exército do Iraque na luta contra militantes sunitas do EIIL (Ahmed Saad/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2014 às 10h45.

Dubai - O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, expressou neste domingo forte oposição à uma intervenção dos EUA, ou de qualquer outro país no Iraque, dizendo que os próprios iraquianos podem por fim à violência que assola seu país, informou a agência oficial de notícias IRNA.

Khamenei, que tem a última palavra sobre todos os assuntos de estado, acrescentou em declarações a funcionários do poder judiciário, que Washington visava manter o Iraque sob seu controle e colocar seus próprios fantoches no poder; que o conflito lá não era sectário, mas realmente entre aqueles que querem que o Iraque fique no quintal dos EUA e aqueles que buscavam a independência do país, reportou a IRNA.

“"Somos categoricamente contra a intervenção dos EUA ou de outros (países) no Iraque",”disse Khamenei segundo a IRNA.

"“Não aprovamos isso, pois acreditamos que o governo iraquiano, a nação e as autoridades religiosas, são capazes de acabar com a sedição. E, se Deus quiser eles farão isso.”"

O presidente dos EUA, Barack Obama ofereceu até 300 norte-americanos no dia 19 de junho para ajudar a coordenar a luta contra os avanços rápidos dos militantes do Estado Sunita Militante Islâmico no Iraque e do Levant (EIIL), que capturaram partes do norte do Iraque esse mês. Mas ele se absteve de concordar com o pedido por ataques aéreos do governo xiita do primeiro-ministro Nuri al-Maliki.

“"Os EUA não está satisfeito com o andamento do processo (político) no Iraque, ou seja, com a grande participação nas eleições e a sua própria seleção (de representantes), já que os EUA estão buscando ter um Iraque sob sua hegemonia e governado por seus lacaios", disse Khamenei, se referindo a eleição parlamentar no Iraque, em abril.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEstados brasileirosGuerrasIrã - PaísIraque

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia