Mundo

Khamenei acusa EUA e Israel por crise na Síria

Segundo o guia supremo iraniano, esses países "inundaram a Síria com armas e apoiaram financeiramente grupos irresponsáveis da oposição"


	Aiatolá Ali Khamenei discursa em reunião dos Países Não-Alinhados em Teerã: o Irã é o principal aliado do regime de Damasco
 (AFP)

Aiatolá Ali Khamenei discursa em reunião dos Países Não-Alinhados em Teerã: o Irã é o principal aliado do regime de Damasco (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2012 às 10h42.

Teerã - O guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, declarou que Estados Unidos e Israel são "os principais responsáveis ocultos" pela crise na Síria, durante uma reunião com o primeiro-ministro sírio, Wael al-Halaqi, à margem da 16ª reunião de cúpula dos Países Não Alinhados.

"Os principais responsáveis ocultos dos dolorosos problemas na Síria são Estados Unidos e o regime sionista, que inundaram a Síria com armas e apoiaram financeiramente grupos irresponsáveis da oposição", declarou o aiatolá Khamenei, segundo seu site, leader.ir.

"O governo sírio é a vítima neste caso", completou, antes aconselhar Damasco "a prosseguir com as reformas políticas para suprimir todos os pretextos da oposição", além de "revelar à opinião mundial e árabe o que oculta a conspiração na Síria".

O Irã é o principal aliado do regime de Damasco, ao qual concede um apoio incondicional desde o início da revolta popular em março de 2011. Teerã não aceita a ideia de que a solução da crise é a saída do presidente sírio Bashar al-Assad.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConflito árabe-israelenseEstados Unidos (EUA)Irã - PaísIsraelPaíses ricosSíria

Mais de Mundo

Zelensky critica tentativas de China e Brasil de impor novo plano de paz

Consumidores dos EUA começam a procurar porções menores nos restaurantes, diz relatório do setor

Exército de Israel diz que tropas devem ficar prontas para uma possível entrada no Líbano

"Aumento do nível do mar modificará economia, política e segurança", alerta chefe da ONU