Mundo

Kerry vai à Jordânia conversar sobre tensões em Jerusalém

Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai viajar à Jordânia nesta quarta-feira para conversar com o rei Abdullah sobre tensões em Jerusalém e o EI


	John Kerry: ele seguirá para os Emirados Árabes Unidos na sexta-feira para participar do Fórum Sir Bani Yas
 (Mike Theiler/Reuters)

John Kerry: ele seguirá para os Emirados Árabes Unidos na sexta-feira para participar do Fórum Sir Bani Yas (Mike Theiler/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2014 às 10h44.

Dubai - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai viajar à Jordânia nesta quarta-feira para conversar com o rei Abdullah sobre as tensões em Jerusalém e a luta contra o grupo militante Estado Islâmico, informou o Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Kerry seguirá para os Emirados Árabes Unidos na sexta-feira para participar do Fórum Sir Bani Yas, uma reunião privada anual entre líderes mundiais centrada na segurança internacional, segundo um comunicado do departamento.

O secretário volta ao Oriente Médio depois de ter comparecido à cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em Pequim, na terça-feira. Ele esteve em Omã no começo desta semana durante dois dias para discutir o impasse nuclear iraniano com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, e com a represente da União Europeia Catherine Ashton.

A Jordânia convocou seu embaixador em Israel em 5 de novembro, a primeira vez que adotou tal ação desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1994, repudiando o que o governo jordaniano chamou de “violações” na mesquita de Al-Aqsa.

As tensões no complexo, que abriga o terceiro local mais sagrado para o islamismo e também é sagrado para o judaísmo, desencadearam confrontos em série entre a polícia israelense e palestinos nas últimas semanas, culminando no fechamento da mesquita durante um dia no mês passado.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosEstado IslâmicoJohn KerryJordâniaJerusalém

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher