Mundo

Kerry se reunirá com chanceler iraniano em Nova York

O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá com seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, em Nova York, anunciou a Casa Branca

Kerry em reunião: "estamos abertos a nos comprometer com o governo iraniano em diferentes níveis", disse porta-voz americano (Justin Lane/AFP)

Kerry em reunião: "estamos abertos a nos comprometer com o governo iraniano em diferentes níveis", disse porta-voz americano (Justin Lane/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h59.

Nova York - O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá nesta semana com seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, em Nova York, anunciou a Casa Branca, que não excluiu um encontro entre os presidentes Barack Obama e Hassan Rohani.

Kerry "se encontrará com seus colegas do grupo 5+1, assim como com o ministro das Relações Exteriores do Irã", disse o conselheiro adjunto da segurança nacional americana, Ben Rhodes, que, interrogado sobre um eventual encontro entre Obama e Rohani, reiterou que não havia nada previsto até o momento, mas admitiu que "este tipo de contato" não está excluído.

"Estamos abertos a nos comprometer com o governo iraniano em diferentes níveis se eles respeitarem seu compromisso de abordar as preocupações da comunidade internacional sobre seu programa nuclear", acrescentou Rhodes.

O programa nuclear iraniano provocou uma crise com as grandes potências ocidentais, que suspeitam que Teerã busca se dotar de uma arma atômica com seu programa de enriquecimento de urânio, o que as autoridades iranianas negam.

O Irã assumiu nesta segunda-feira o controle da central nuclear civil de Bushehr (sul), 37 anos depois do início de sua construção.

Segundo os observadores estrangeiros, os iranianos dão grande importância a este controle, que mostra sua capacidade quanto a esta tecnologia nuclear civil para não ter que depender do exterior.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)Barack ObamaIrã - PaísJohn KerryHassan Rohani

Mais de Mundo

EUA compra pesos da Argentina e finaliza acordo de US$ 20 bilhões para ajudar país

Hamas anuncia fim da guerra com Israel após acordo para libertar prisioneiros

Presidente palestino se reúne com ativistas israelenses para discutir paz duradoura

Trump diz que 'tentará' ir ao Egito para assinatura do acordo sobre Gaza