Mundo

Kerry se reúne com Xi Jinping para buscar consenso

Secretário de Estado dos EUA, John Kerry se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, para buscar consenso sobre tensão com a Coreia do Norte

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry: a viagem, a quinta de Kerry à Ásia, acontece em um momento de grandes tensões (Evan Vucci/Pool/Reuters)

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry: a viagem, a quinta de Kerry à Ásia, acontece em um momento de grandes tensões (Evan Vucci/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 10h03.

Pequim - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, chegou nesta sexta-feira a Pequim e no primeiro compromisso de sua agenda se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, para tentar buscar um consenso para avançar na desnuclearização da Coreia do Norte.

Kerry, que veio de Seul, onde também se reuniu com a presidente Park Geun-hye, também pretende conversar com os líderes chineses sobre a luta contra as mudanças climáticas e a situação do cidadão americano Kenneth Bae, detido pelas autoridades norte-coreanas há mais de um ano.

O secretário de Estado também se reunirá com seu colega chinês, o ministro das Relações Exteriores Wang Yi, na sua visita de dois dias a Pequim, parte de uma viagem pelo continente asiático que também inclui Indonésia e Emirados Árabes Unidos.

Segundo o Departamento de Estado americano, o objetivo da visita é 'transmitir a mensagem que os EUA estão comprometidos em buscar uma relação cooperativa e completa' com a China e reforçar seu apoio a uma 'ascensão pacífica' de Pequim no cenário político mundial.

A viagem, a quinta de Kerry à Ásia, acontece em um momento de grandes tensões entre os governos das principais potências orientais, China e Japão, devido ao conflito territorial pelas ilhas Diaoyu/Senkaku e por ressentimentos históricos da Segunda Guerra Mundial, quando o Japão invadiu China.

A viagem de Kerry à China antecede o giro asiático do presidente americano, Barack Obama, que visitará Japão, Coreia do Sul, Filipinas e Malásia em algumas semanas. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCoreia do NorteJohn KerryPolíticos

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido