Mundo

Kerry se reúne com Putin na 1ª visita à Rússia após crise

O Ministério russo das Relações Exteriores já tinha antecipado pouco antes a visita de Kerry a Sochi, mas sem confirmar seu encontro com Putin


	O Ministério russo das Relações Exteriores já tinha antecipado pouco antes a visita de Kerry a Sochi, mas sem confirmar seu encontro com Putin
 (AFP/ Fabrice Coffrini)

O Ministério russo das Relações Exteriores já tinha antecipado pouco antes a visita de Kerry a Sochi, mas sem confirmar seu encontro com Putin (AFP/ Fabrice Coffrini)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2015 às 12h33.

Washington - O secretário de Estado de EUA, John Kerry, se reunirá na terça-feira na cidade de Sochi com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em sua primeira visita ao país após a crise na Ucrânia, informou nesta segunda-feira o Departamento de Estado.

O Ministério russo das Relações Exteriores já tinha antecipado pouco antes a visita de Kerry a Sochi, mas sem confirmar seu encontro com Putin.

Em Sochi, o chefe da diplomacia americana prevê se reunir também com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, para abordar uma série de assuntos bilaterais e regionais, entre eles a crise na Ucrânia, as negociações nucleares com o Irã e o conflito na Síria, segundo detalhou o Departamento de Estado em comunicado .

Esta viagem de Kerry, que partirá hoje rumo a Sochi, "é parte de nosso esforço contínuo por manter linhas de comunicação direta com altos funcionários russos e garantir que os pontos de vista dos Estados Unidos sejam transmitidos com clareza", indicou o Departamento de Estado.

A crise da Ucrânia deteriorou gravemente as relações entre Rússia e Ocidente, que acusa Moscou de apoiar militarmente os separatistas do leste ucraniano após ter anexado a península da Crimeia.

"Confiamos que a visita do secretário de Estado Kerry sirva para normalizar as relações bilaterais, das quais tanto depende a estabilidade internacional", declarou em comunicado o Ministério russo das Relações Exteriores ao anunciar o encontro em Sochi entre Lavrov e o chefe da diplomacia americana.

Por outro lado, o Departamento de Estado afirmou que Kerry viajará desde Sochi à cidade turca de Antalya para participar na quarta-feira de uma reunião informal dos ministros de Relações Exteriores dos países da Otan.

Kerry voltará a Washington nesse mesmo dia para participar na noite da quarta-feira do jantar que o presidente de EUA, Barack Obama, oferecerá a líderes dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), que estarão presentes na cúpula de dois dias para analisar a situação no Iêmen e o acordo nuclear com o Irã, entre outros assuntos. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país

Os países com as maiores reservas de urânio do mundo