Mundo

Kerry promete se esforçar até conseguir cessar-fogo em Gaza

O secretário de Estado americano, John Kerry, se comprometeu a continuar a mediação até alcançar um cessar-fogo entre Israel e Hamas em Gaza


	John Kerry: Kerry se reúne com o secretário-geral da Liga Árabe
 (Brendan Smialowski/Reuters)

John Kerry: Kerry se reúne com o secretário-geral da Liga Árabe (Brendan Smialowski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2014 às 14h24.

Cairo - O secretário de Estado americano, John Kerry, se comprometeu nesta terça-feira no Cairo a continuar a mediação até alcançar um cessar-fogo entre Israel e Hamas em Gaza, antes de sua reunião com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby.

Na sede da organização pan-árabe no Cairo, Kerry e Al Arabi analisaram o plano apresentado pelo Egito na semana passada de cessação das hostilidades.

Kerry, que chegou ontem à noite ao Cairo, pretende pressionar para que esta iniciativa seja aplicada, um passo que para ele depende do Hamas, que inicialmente rejeitou a proposta.

Já Arabi disse aos jornalistas ter esperança que as visitas de Kerry e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao Egito promovam um cessar-fogo.

Para ele a última resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre Gaza é insuficiente para frear a violência e agradeceu aos Estados Unidos pela ajuda humanitária de US$ 47 milhões para os palestinos da Faixa.

Antes da reunião com Arabi, o chefe da diplomacia americana se reuniu com seu colega egípcio, Sameh Shukri, também para analisar a situação em Gaza, onde em duas semanas de ofensiva israelense morreram mais de 580 palestinos e 27 soldados israelenses.

Kerry se reunirá nas próximas horas com o presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, e depois dará uma entrevista coletiva, segundo a presidência egípcia.

Espera-se a visita ao Egito do dirigente do movimento palestino Fatah, Azam ao Ahmed, que se reunirá com Shukri e diplomatas egípcios.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseHamasIsraelJohn KerryPalestinaPolíticos

Mais de Mundo

Por que a posse nos EUA é sempre em 20 de janeiro?

Donald Trump assume presidência dos EUA nesta segunda; saiba onde ver e qual horário

Comício de Trump tem filas na neve e elogios ao TikTok: 'ajudou a me eleger'

Machado convoca boicote a próximas eleições na Venezuela após denúncias de fraude