Mundo

Kerry: mundo deve reagir a teste norte-coreano

Ele pediu nesta quarta-feira que os líderes mundiais tomem uma decisão "forte, confiável" depois do teste nuclear realizado pela Coreia do Norte


	John Kerry: "Assim como é inadmissível que a Coreia do Norte mantenha estes esforços irresponsáveis, dizemos que isto é inadmissível em relação ao Irã", disse
 (AFP/ Jewel Samad)

John Kerry: "Assim como é inadmissível que a Coreia do Norte mantenha estes esforços irresponsáveis, dizemos que isto é inadmissível em relação ao Irã", disse (AFP/ Jewel Samad)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2013 às 20h50.

Washington - O secretário de Estado americano, John Kerry, pediu nesta quarta-feira que os líderes mundiais tomem uma decisão "forte, confiável" depois do teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, para mostrar ao Irã a seriedade da comunidade internacional sobre a não-proliferação.

"Isto é sobre proliferação e é também sobre o Irã (...) porque estão relacionados", disse Kerry depois de uma conversa com o ministro das Relações Exteriores jordaniano, Nasser Judeh.

"É importante para que o mundo dê credibilidade aos nossos esforços em favor da não-proliferação", afirmou, no momento em que está prevista a retomada das negociações com Teerã sobre seu programa nuclear.

"Assim como é inadmissível que a Coreia do Norte mantenha estes esforços irresponsáveis, dizemos que isto é inadmissível em relação ao Irã, e nossa resposta a isso terá um impacto em todas as outras tentativas de proliferação", afirmou.

Em seu discurso sobre o estado da União pronunciado na noite de terça-feira, o presidente americano, Barack Obama, prometeu "iniciativas firmes" com os aliados de Washington contra a Coreia do Norte depois de Pyongyang ter suscitado indignação na comunidade internacional com seu terceiro teste nuclear.

Kerry disse que os Estados Unidos se dedicarão agora a adotar na ONU medidas severas contra Pyongyang por um teste que classificaram de "irresponsável e provocativo", em aberto desafio às resoluções da ONU.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosCoreia do NorteÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - País

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra