Mundo

Kerry irá a Genebra participar de negociação sobre Irã

Secretário de Estado dos EUA viajará para participar das negociações sobre o programa nuclear do Irã

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2013 às 20h56.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, viajará a Genebra para participar, amanhã pela manhã, das negociações sobre o programa nuclear do Irã. Antes, porém, Kerry fará uma breve escala em Israel, onde manterá a terceira reunião em dois dias com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, disseram fontes diplomáticas norte-americanas à Associated Press.

Apesar de Kerry estar no Oriente Médio para tratar das negociações de paz entre israelenses e palestinos, é altamente provável que ele discuta com Netanyahu o andamento das conversações sobre o programa nuclear do Irã, disseram as fontes.

Mais cedo, participantes das gestões realizadas em Genebra envolvendo Irã e um grupo de potências formado por Alemanha, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia reportaram avanços significativos.

Numa entrevista concedida à emissora norte-americana CNN, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, afirmou que já é possível começar a redigir um esboço do acordo sobre o programa nuclear de seu país de modo a sanar as preocupações de todos os envolvidos nas negociações.

Ainda de acordo com o chanceler iraniano, é possível que a redação seja concluída amanhã mesmo, quando ele se reunirá em Genebra com a comissária de Relações Exteriores da União Europeia (UE), baronesa Catherine Ashton, que chefia a delegação de seis países que negocia com Teerã.

Também nesta quinta-feira, um porta-voz da UE relatou "progressos" na reunião de hoje entre o Irã e o grupo de potências.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísJohn KerryPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Biden diz que cessar-fogo entre Israel e Hezbollah foi pensado para ser permanente

Governo do Canadá diz a Trump para não confundir fronteira do país com a mexicana

Exército da Rússia conquista 235 km quadrados de território da Ucrânia em uma semana

O que é a Área 51 e o que existe lá?