Mundo

Kerry encoraja Irã a ajudar em luta contra Estado Islâmico

"Há um papel para quase todos os países do mundo, incluindo o Irã", disse o secretário de Estado dos EUA em discurso na reunião do Conselho de Segurança da ONU

Kerry: campanha contra o EI requer grande coalizão internacional, afirma (Shannon Stapleton/Reuters)

Kerry: campanha contra o EI requer grande coalizão internacional, afirma (Shannon Stapleton/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2014 às 18h00.

Nações Unidas - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, encorajou nesta sexta-feira o Irã a se juntar à luta contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI), uma campanha que, segundo sua opinião, requer uma grande coalizão internacional.

"Há um papel para quase todos os países do mundo, incluindo o Irã", disse Kerry em seu discurso na reunião do Conselho de Segurança da ONU, na qual também estava presente o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamad Yavad Zarif.

O chefe da diplomacia americana afirmou que a ação internacional contra o EI não deve ser só militar, mas também de caráter mais amplo.

"Contra esse tipo de mal só temos uma opção: enfrentá-lo com uma campanha global integral comprometida e capaz de degradar e destruir essa ameaça terrorista", defendeu.

Kerry disse confiar que, ao longo da próxima semana, quando grande parte dos líderes mundiais estarão na Assembleia Geral da ONU, mais países-membros da organização se somem às ações contra o EI.

Enquanto isso, o Irã tem rejeitado até agora se unir aos EUA e a outros países do Ocidente para combater o avanço jihadista no Iraque e na Síria.

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, garantiu nesta semana que o governo americano pediu em várias ocasiões que o Irã se juntasse à coalisão. Ele disse que seu país se negou porque considera que as mãos dos Estados Unidos "estão manchadas" e seu objetivo é manter sua presença militar na região.

Em paralelo, o Irã e as potências do grupo 5+1 discutem um possível acordo sobre o polêmico programa nuclear no país persa.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUEstado IslâmicoIrã - PaísIslamismoJohn KerryONUPolíticosSunitas

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado