Mundo

Kerry encontrará Abbas na quarta-feira em Paris

A reunião de Kerry com Abbas precede à viagem que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, realizará a Washington em março para reunir-se com Obama


	Mahmud Abbas: Abbas expressou no final de janeiro que quer reunir-se com Netanyahu
 (Mandel Ngan/AFP)

Mahmud Abbas: Abbas expressou no final de janeiro que quer reunir-se com Netanyahu (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2014 às 21h40.

Washington - O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá nesta quarta-feira em Paris com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para discutir a situação das negociações de paz com Israel, confirmou nesta segunda-feira à Agência Efe o Departamento de Estado.

Segundo o jornal israelense "Haaretz", após uma dezena de viagens em 2013 ao Oriente Médio para impulsionar as negociações, o secretário de Estado tenta levar adiante um acordo marco para conseguir uma prorrogação no prazo de nove meses estipulado no início do processo, dados os vários obstáculos que surgiram entre as partes.

Há seis semanas, foi o mediador americano Martin Indyk quem se encontrou com as partes em Jerusalém e Ramala, enquanto o chefe da diplomacia americana recebeu separadamente os negociadores israelenses e palestinos em Washington e também os viu na Conferência de Munique.

A reunião de Kerry com Abbas precede à viagem que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, realizará a Washington em março para reunir-se com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Segundo o mesmo jornal, os EUA querem ter pronto o acordo marco, que conteria as bases de um futuro tratado de paz, no final de março, e ambos encontros servirão para pressionar as partes a fim de que aceitem a proposta.

Abbas expressou no final de janeiro que quer reunir-se com Netanyahu, que ao contrário do que fazia Ehud Olmert, primeiro-ministro israelense entre 2006 e 2008, não encontrou o líder palestino durante o processo negociador.

"Pode anotar. Sim, quero encontrar Netanyahu, em qualquer momento. Não descartei a possibilidade que Netanyahu fale perante nosso Parlamento ou que eu fale na Knesset (Legislativo israelense). O assunto deve ser estudado", disse Abbas em uma entrevista a membros do Departamento de Negociações do INSS, o principal laboratório de ideias israelense em matéria de segurança.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaIsraelJohn KerryPalestinaPolíticos

Mais de Mundo

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país

Os países com as maiores reservas de urânio do mundo