Mundo

Kerry elogia melhora da economia e possível eleição no Haiti

Kerry elogiou "o enorme compromisso demonstrado (pelo presidente haitiano Martelly) para passar da reconstrução ao desenvolvimento de longo prazo" no país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2014 às 17h05.

O secretário de Estado americano, John Kerry, comemorou nesta quarta-feira a melhora da situação econômica do Haiti e a perspectiva de eleições no futuro próximo no país, ao receber o presidente Michel Martelly.

Martelly está em visita a Washington, onde se reunirá com o colega Barack Obama na quinta-feira, quatro anos depois do terremoto que deixou mais de 250.000 mortos e em meio a uma crise política que se estende há meses.

Kerry elogiou "o enorme compromisso demonstrado (por Martelly) para passar da reconstrução ao desenvolvimento de longo prazo" no país.

O chefe da diplomacia americana considerou que o presidente do Haiti conseguiu "uma melhora da economia e da saúde" no país mais pobre do continente africano.

"Os indicadores estão em alta", assegurou.

No campo político, Kerry comemorou que "sob a direção (de Martelly) haja eleições no horizonte". O presidente haitiano negocia com a oposição uma saída para a crise política que atravessa o país, que devia ter celebrado eleições legislativas, municipais e locais há pelo menos dois anos.

Martelly, por sua vez, agradeceu a ajuda recebida pelo Haiti dos Estados Unidos quando aconteceu o terremoto.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaHaitiJohn KerryPolíticos

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique