Mundo

Kerry diz que algumas questões nucleares foram resolvidas

"Acredito que nós resolvemos algumas questões pendentes e que faremos progressos", declarou o secretário de Estado americano


	Usina nuclear iraniana: Após duas semanas, os negociadores do Grupo 5+1 e Irã acordaram mais três dias para tentar superar "os obstáculos" que impedem a conclusão do acordo histórico
 (Reuters)

Usina nuclear iraniana: Após duas semanas, os negociadores do Grupo 5+1 e Irã acordaram mais três dias para tentar superar "os obstáculos" que impedem a conclusão do acordo histórico (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2015 às 16h39.

O secretário de Estado americano, John Kerry, declarou nesta sexta-feira que algumas "questões pendentes" nas negociações sobre o programa nuclear iraniano em Viena foram resolvidas.

"Acredito que nós resolvemos algumas questões pendentes e que faremos progressos", declarou Kerry, acrescentando que ainda restam um ou dois pontos, "ainda muito difíceis".

"Vamos discutir esta noite e até amanhã de manhã", afirmou, acrescentando que "progressos" foram realizados durante as reuniões desta sexta-feira. "A atmosfera é muito construtiva", ressaltou.

Após duas semanas de discussões acaloradas, os negociadores do Grupo 5+1 (Rússia, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha) e Irã acordaram nesta sexta-feira mais três dias para tentar superar "os obstáculos" que impedem a conclusão de um acordo histórico.

Teoricamente, o diálogo entre os potências do 5+1 e o Irã deveria terminar em 30. Mas devido as divergências persistentes, foram prorrogadas duas vezes.

Nesta sexta, a União Europeia e os Estados Unidos evocaram a falta de consenso e aprovaram a continuação das discussões até segunda-feira, na esperança de que seja encontrada "uma solução a longo prazo".

Isso deve garantir a natureza pacífica do programa nuclear do Irã em troca de um levantamento das sanções internacionais contra Teerã, e, assim, pôr fim a um caso que envenenou as relações internacionais por mais de doze anos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísJohn KerryPaíses ricosPolíticosUsinas nucleares

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais