Mundo

Kerry chega ao Cairo para pressionar por cessar-fogo em Gaza

Chanceler dos EUA começou uma iniciativa para obter um cessar-fogo no conflito cada vez mais intenso entre Israel e o Hamas

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chega ao Cairo, no Egito, nesta segunda-feira (Charles Dharapak/Reuters)

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chega ao Cairo, no Egito, nesta segunda-feira (Charles Dharapak/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2014 às 17h21.

Cairo - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, começou nesta segunda-feira uma iniciativa diplomática para obter um cessar-fogo no conflito cada vez mais intenso entre Israel e o Hamas.

Falando a repórteres enquanto Kerry viajava ao Cairo, autoridades de alto escalão dos EUA destacaram o desafio de pôr fim a duas semanas de violência durante as quais mais de 500 pessoas morreram, na maioria palestinos.

"O objetivo é obter o cessar-fogo o mais rápido possível... isso não significa que será rápido, nem tampouco que será fácil, mas é a meta", declarou uma autoridade sob condição de anonimato.

"Gostaríamos também que fosse o cessar-fogo mais descomplicado possível. Se conseguíssemos que os dois lados concordem com uma trégua de imediato e relativamente livre de condições, aceitaríamos na hora”, acrescentou a fonte.

Kerry deve se encontrar com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, na noite desta segunda-feira e se reunir com uma série de autoridades de alto escalão do Egito na terça-feira.

Entre elas provavelmente estará o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e o ministro das Relações Exteriores, Sameh Shukri, assim como o líder da Liga Árabe, Nabil el-Araby, disseram as autoridades norte-americanas.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseFaixa de GazaHamasIsraelJohn KerryPalestinaPolíticos

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado