Mundo

Kerry anuncia trégua de 72 horas em Gaza

Secretário americano de Estado, que visita a Índia, revelou que Israel e o Hamas observarão o cessar-fogo a partir das 08H00 local (02H00 Brasília) desta sexta


	Kerry: cessar-fogo é fundamental para permitir aos civis inocentes um alívio, disse o secretário
 (Brendan Smialowski/Reuters)

Kerry: cessar-fogo é fundamental para permitir aos civis inocentes um alívio, disse o secretário (Brendan Smialowski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2014 às 20h17.

Israel e o Hamas acertaram uma trégua de 72 horas na Faixa de Gaza, informou na manhã desta sexta-feira o secretário americano de Estado, John Kerry, em Nova Délhi.

Kerry, que visita a Índia, revelou que os dois lados observarão o cessar-fogo a partir das 08H00 local (02H00 Brasília) desta sexta, quando iniciarão as negociações no Cairo.

O porta-voz Fawzi Barhoum confirmou que "o Hamas e todos os movimentos da Resistência (palestina) aceitaram o cessar-fogo humanitário de 72 horas a partir das 08H00, que será respeitado por todos os movimentos se a outra parte (Israel) assim o fizer".

Segundo Kerry, "este cessar-fogo é fundamental para permitir aos civis inocentes um alívio muito necessário em meio à violência".

"Durante este período, os civis na Faixa de Gaza receberão ajuda humanitária de emergência e terão a oportunidade de realizar funções vitais, como enterrar os mortos, cuidar dos feridos e se reabastecer de alimentos".

"Os reparos necessários nas infra-estruturas de abastecimento de água e energia também poderão ser realizados neste período de trégua", acrescentou Kerry.

Kerry acrescentou que Israel manterá suas operações "defensivas" contra os túneis do Hamas durante a trégua humanitária com operações "atrás de suas linhas" definidas durante o conflito.

Uma autoridade palestina na Faixa de Gaza, que pediu para não ser identificada, disse à AFP que uma delegação de negociadores palestinos seguirá na manhã de sexta-feira para o Cairo, após o início do cessar-fogo, "para discutir uma trégua e colocar as demandas de todas as facções palestinas sobre a mesa".

A delegação será integrada por lideranças da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) - incluindo Saeb Erakat e Azzam al-Ahmad -, membros da cúpula política do Hamas - entre eles Khalil al-Haya e Imad al-Alami - e o líder da Jihad Islâmica na Faixa de Gaza, Khaled el-Batsh.

Atualizado às 20h17.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseDiplomaciaHamasIsraelJohn KerryPolíticos

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos