Mundo

Kerry admite tensões entre EUA e Alemanha por espionagem

O secretário de Estado americano, John Kerry, reconheceu tensões com a Alemanha pelas acusações de espionagem

O secretário de Estado americano, John Kerry: "sem dúvida esta situação tem provocado tensões com a Alemanha e com os alemães", disse (AFP)

O secretário de Estado americano, John Kerry: "sem dúvida esta situação tem provocado tensões com a Alemanha e com os alemães", disse (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2013 às 08h26.

Berlim - O secretário de Estado americano, John Kerry, reconheceu nesta quinta-feira "tensões" com a Alemanha pelas acusações de espionagem, mas afirmou que os dois países aliados mantêm uma "relação forte".

"Sem dúvida esta situação tem provocado tensões com a Alemanha e com os alemães", disse ao jornal Bild o chefe da diplomacia americana, ao ser questionado sobre o caso de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA).

"Mas nossa relação é forte e continuará sendo", completou.

Pressionado pelos deputados, o governo alemão está examinando a possibilidade de ouvir em Moscou o americano Edward Snowden, ex-consultor da NSA e fonte das revelações sobre a espionagem americana na Alemanha e em outros países europeus.

Snowden revelou à imprensa documentos que indicam que o governo dos Estados Unidos poderia ter grampeado o telefone celular da chanceler alemã Angela Merkel.

"Nos momentos difíceis os aliados trabalham com franqueza e respeito mútuo. A Alemanha é um dos grandes amigos dos Estados Unidos e um dos nossos aliados mais importantes", disse Kerry na entrevista.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaJohn KerryPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Trump anuncia que se reunirá com Putin em 15 de agosto no Alasca

Mais de um milhão de imigrantes se 'autodeportaram' dos EUA desde o retorno de Trump

Trump ordena que Exército combata cartéis da América Latina

Após meses de impasse, Armênia e Azerbaijão assinam acordo de paz mediado pelos EUA