Mundo

Kenyatta lidera corrida presidencial no Quênia

O vice-primeiro-ministro, Uhuru Kenyatta, lidera com 53% dos votos os novos resultados das eleições presidenciais do país, depois que a apuração foi reiniciada

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2013 às 07h38.

Nairóbi - O vice-primeiro-ministro do Quênia, Uhuru Kenyatta, lidera nesta quinta-feira, com 53% dos votos, os novos resultados das eleições presidenciais do país, depois que a apuração foi reiniciada por problemas técnicos no sistema eletrônico.

Já o atual primeiro-ministro, Raila Odinga, outro dos favoritos, conta com 41,29% dos sufrágios após a apuração de 108 dos 291 distritos eleitorais.

Atualmente acusado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), Kenyatta soma mais de 2.475.000 votos, enquanto Odinga tem cerca de 1.930.000.

A apuração foi reiniciada ontem, após a paralisação da transmissão de dados das eleições presidenciais.

Em entrevista coletiva em Nairóbi, o presidente da Comissão Eleitoral Independente do Quênia (IEBC, na sigla em inglês), Isaack Hassan, indicou que para suprir os erros do sistema eletrônico a apuração aconteceria de forma manual.

"Os resultados definitivos deveriam estar (prontos) na sexta-feira", assegurou Hassan, para em seguida precisar que a lei concede uma semana para o anúncio, ou seja, até a próxima segunda-feira.

Mais de 14 milhões de quenianos foram convocados na última segunda-feira para participar do tenso pleito geral, o primeiro no país depois da onda de violência pós-eleitoral que ocorreu no final de 2007 e deixou cerca de 1.300 mortos.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesGovernoQuênia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado