Mundo

Keiko vence primeiro turno das eleições peruanas

Por não ter superado nenhum dos candidatos 50% dos votos como dispõe a lei, Keiko e Kuczynski deverão disputar um segundo turno


	Keiko: por não ter superado nenhum dos candidatos 50% dos votos como dispõe a lei, Keiko e Kuczynski deverão disputar um segundo turno
 (Wikimedia Commons)

Keiko: por não ter superado nenhum dos candidatos 50% dos votos como dispõe a lei, Keiko e Kuczynski deverão disputar um segundo turno (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2016 às 13h42.

Lima - Keiko Fujimori, a candidata à Presidência do Peru pelo partido Fuerza Popular, venceu as eleições gerais do dia 10 de abril com 39,85% dos votos válidos, após finalmente serem contabilizados 100% deles, informou nesta quarta-feira o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe, na sigla em espanhol).

Em segundo lugar ficou o ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski, candidato do movimento Peruanos por el Kambio (PPK), com 21,01% da votação.

Por não ter superado nenhum dos candidatos 50% dos votos como dispõe a lei, Keiko e Kuczynski deverão disputar no próximo dia 5 de junho um segundo turno na qual se elegerá o presidente do Peru para o período 2016-2021.

O Onpe informou que em terceiro lugar ficou a congressista Verónika Mendoza, da Frente Amplio, com 18,78% dos votos; seguida pelo jornalista Alfredo Barnechea, do partido Acción Popular, com 6,97%.

O quinto lugar foi para o ex-presidente Alan García, da Alianza Popular, com 5,83% dos votos; o sexto para o ex-governador Gregorio Santos, de Democracia Directa, com 4,02%; e o sétimo para o ex-deputado Fernando Olivera, da Frente Esperanza, com 1,32%.

O ex-presidente Alejandro Toledo, do Perú Posible, ficou com 1,30%; o economista Miguel Hilario, do Progresando Perú, com 0,49%; e o ex-congressista Ántero Flórez-Aráoz, do Partido Político Orden, com 0,43%.

Os números oficiais indicaram que nas eleições participaram 18.486.934 milhões de pessoas do total de 22.583.750 milhões de eleitores habilitados, o que indica que 18,14% dos eleitores não votaram.

Do total de votos emitidos, os válidos equivaleram a 82,42%, os brancos foram 11,95% e os nulos chegaram a 5,63%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesPeru

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista