Príncipe britânico William apresenta seu filho em frente ao hospital St Mary's, no centro de Londres (John Stillwell/Reuters)
Da Redação
Publicado em 23 de julho de 2013 às 18h33.
Londres - O príncipe William e sua mulher, Kate, apresentaram seu filho ao mundo nesta terça-feira quando deixaram o hospital levando o recém-nascido, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico.
Revezando-se para segurar a criança, o sorridente casal acenou para os eufóricos admiradores e funcionários do hospital. Envolto em um cobertor branco, o menino tinha só parte da cabeça e as mãos à mostra.
"Ainda estamos trabalhando em um nome, então o teremos assim que possível", afirmou William a jornalistas, dizendo que não poderia estar mais feliz. "Ele se parece com ela (Kate), felizmente." Nas bolsas de apostas, os nomes mais cotados são George e James, tradicionais nomes de reis ingleses.
Kate, que usava vestido azul-claro com bolinhas brancas, disse que ela e William estão se sentindo "muito emotivos".
"É um momento tão especial. Qualquer pai ... saberá como é essa sensação", disse ela, antes de ir embora num carro guiado por William.
A criança nasceu na tarde de segunda-feira, encerrando semanas de febril expectativa da imprensa. O casal aderiu à tradição de apresentar o recém-nascido na escadaria do hospital St. Mary's após a alta, assim como aconteceu com William em 1982, nos braços do pai, o príncipe Charles, e da mãe, a falecida Diana.
A apresentação do bebê real atraiu uma multidão de jornalistas e também centenas de admiradores da monarquia.
"Estamos aqui para testemunhar a história, em que um futuro monarca nasceu. Mal posso esperar para vê-los hoje", disse pela manhã a dona de casa Maria Scott, de Newcastle, no norte inglês, que estava acampada desde sábado em frente ao hospital.
O menino é o terceiro na linha sucessória da rainha Elizabeth 2ª, atrás do avô dele, Charles, e de William. O baladeiro príncipe Harry, irmão caçula de William, foi agora relegado ao quarto lugar.
"Estou feliz e muito animado", disse Charles durante visita oficial ao norte da Inglaterra. Camilla, segunda mulher do príncipe, disse que o nascimento é "um momento maravilhosamente animador para o país", e acrescentou que Charles será um avô "brilhante".
Momentos após a notícia do nascimento, mensagens de congratulações começaram a chegar do mundo todo. O tabloide londrino Sun rebatizou-se temporariamente como "Son" (filho), ao passo que o jornal Guardian adotou em seu site um "botão republicano", com o qual leitores podem excluir todo o noticiário sobre o nascimento da criança real.