Mundo

Kasparov, campeão mundial de xadrez, entra na lista de 'terroristas e extremistas' da Rússia

Exilado nos Estados Unidos desde 2014, o enxadrista de 60 anos fugiu do país por medo de perseguição

 (Jason Mendez/Getty Images)

(Jason Mendez/Getty Images)

Publicado em 7 de março de 2024 às 11h30.

Última atualização em 7 de março de 2024 às 11h31.

O ex- campeão mundial de Xadrez e crítico do presidente Vladimir Putin, Garry Kasparov, entrou na lista de pessoas declaradas "terroristas e extremistas" pelo governo russo, segundo uma nota do serviço de vigilância financeira russo consultada pela AFP nesta quarta-feira, 6.

Kasparov terá limitação para realizar transações bancárias e será obrigado a buscar aprovação caso deseje utilizar suas contas na Rússia. Em 2022, o Ministério da Justiça da Rússia havia incluído o mais jovem campeão mundial de xadrez na lista de "agentes estrangeiros", rótulo usado maciçamente contra opositores, geralmente jornalistas e ativistas, que são submetidos a procedimentos administrativos tediosos na Rússia. A maioria dos outros opositores proeminentes russos está presa. Exilado nos Estados Unidos desde 2014, o enxadrista de 60 anos fugiu do país por medo de perseguição. 

Em reação a decisão, Kasparov ironizou a decisão do governo russo. "Uma honra que diz mais sobre o regime fascista de Putin que sobre mim", escreveu em seu perfil do X. "O extremismo na defesa da liberdade não é um vício; a moderação na busca da justiça não é uma virtude", acrescentou, citando uma frase do político americano Barry Goldwater (1909-1998).

Quem é Garry Kasparov

Nascido em 1963 no Azerbaijão, então parte da União Soviética, Garry Kasparov foi um dos maiores jogadores de xadrez da história, campeão mundial entre 1985 e 2000, antes de se tornar um feroz adversário de Putin. Em 2013, temendo ser processado, deixou a Rússia e agora vive nos Estados Unidos, de onde continua denunciando o governo russo e a sua guerra na Ucrânia.

Kasparov é famoso por seu longo duelo na década de 1980 contra outra lenda do xadrez soviético, Anatoly Karpov. Karpov, por outro lado, foi eleito deputado pelo partido do presidente russo a quem apoia publicamente.

Há duas semanas, depois de tomar conhecimento da morte na prisão do líder opositor russo Alexei Navalni, Kasparov não hesitou em acusar o presidente russo, Vladimir Putin. "Putin é o assassino de Navalni", escreveu Kasparov na rede social X. (Com agências internacionais).

Acompanhe tudo sobre:Rússia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'