Mundo

Karzai diz que assassinato de seu irmão mostra realidade do povo afegão

Meio-irmão do presidente Karzai, Ahmed Wali Karzai foi assassinado por um de seus próprios guarda-costas

O presidente afegão Hamid Karzai: "pertencemos a Alá e a ele voltamos. Esta é a vida do povo afegão" (Wikimedia Commons)

O presidente afegão Hamid Karzai: "pertencemos a Alá e a ele voltamos. Esta é a vida do povo afegão" (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2011 às 08h41.

Cabul - O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, afirmou nesta terça-feira que o assassinato de seu meio-irmão Ahmed Wali Karzai, por um de seus próprios guarda-costas na cidade afegã de Kandahar, mostra a realidade diária do povo afegão.

"Meu irmão mais novo, Ahmad Wali Karzai, foi assassinado em sua casa. Pertencemos a Alá e a ele voltamos. Esta é a vida do povo afegão. Todos nós estamos sofrendo e esperamos colocar fim no sofrimento do povo", afirmou Karzai em entrevista coletiva.

Karzai compareceu no palácio diante da imprensa acompanhado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, quem chegou nesta terça-feira ao Afeganistão em visita oficial e anunciou um calendário detalhado para a retirada de suas tropas do país centro-asiático.

A notícia do assassinato do meio-irmão de Karzai vazou (informação) antes do comparecimento de ambos à imprensa.

"Minhas desculpas por não ter falado com ele (Sarkozy) com felicidade e sorrisos", desculpou-se o presidente afegão, com os olhos vermelhos e claras demonstrações de dor.

O assassinato foi reivindicado por insurgentes talibãs que disseram à Efe que esta morte foi uma de suas "grandes conquistas" na luta contra as tropas estrangeiras presentes no país e o Governo afegão.

Ahmed Wali Karzai era o chefe do Conselho provincial de Kandahar e considerado o homem mais poderoso do sul afegão, embora sobre ele pesassem acusações de corrupção e de envolvimento no tráfico de ópio.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaGuerrasTerrorismo

Mais de Mundo

Exército de Israel diz ter matado outro comandante do Hezbollah no Líbano

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute