Mundo

Kamala vai defender proibição de manipulação de preços em discurso na sexta

Vice-presidente de Joe Biden concorre à liderança da Casa Branca contra o republicano Donald Trump

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos (Andrew Harnik/AFP)

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos (Andrew Harnik/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 15 de agosto de 2024 às 15h21.

Tudo sobreEleições EUA 2024
Saiba mais

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, proporá na sexta-feira a proibição federal da manipulação dos preços dos alimentos em seu primeiro discurso sobre política econômica como candidata democrata à Casa Branca, na Carolina do Norte.

A proibição tem como objetivo evitar que as empresas alimentícias aumentem injustificadamente os preços e faz parte de um plano mais amplo da vice-presidente para combater a inflação, informou sua campanha em comunicado.

De acordo com a campanha, nos primeiros 100 dias como presidente, Kamala pretende implementar a primeira proibição federal de todos os tempos sobre a manipulação de preços de alimentos, estabelecendo regras claras para que as grandes corporações não possam aumentar artificialmente os preços para obter lucros enormes.

Caso seja implementado, o plano permitirá que os procuradores gerais dos estados e a Comissão Federal de Comércio, uma agência governamental que defende os direitos do consumidor, investiguem e punam as empresas que violarem a proibição federal.

Além disso, o plano inclui investimentos para que o governo federal combata práticas anticompetitivas e fundos para apoiar pequenas empresas no setor de alimentos, incluindo processadores de carne independentes, já que esse setor é atualmente dominado por grandes corporações.

De fato, a campanha disse que, em seu discurso na Carolina do Norte, Kamala planeja visar especificamente o setor de carnes, onde quatro grandes empresas controlam a maior parte do mercado e relataram lucros recordes após a pandemia de covid-19.

Devido à falta de concorrência, estes setores tradicionalmente têm tido a possibilidade de fixar preços discricionários, fazendo com que os consumidores paguem mais por seus produtos e reduzindo o que pagam aos agricultores.

No discurso, Kamala fará um contraste entre sua agenda econômica e a do ex-presidente e candidato republicano às eleições de novembro, Donald Trump, a quem culpará por defender uma política econômica que prejudicará a classe média.

O discurso de Kamala acontecerá em um momento em que a economia continua sendo uma das principais questões para os eleitores.

Pesquisas

De acordo com uma pesquisa da rádio “NPR” e da rede “PBS” divulgada na semana passada, os americanos confiam mais em Trump do que em Kamala para lidar com a economia, embora as opiniões estejam bastante divididas: 51% disseram que Trump seria melhor para lidar com o assunto, enquanto 48% preferiram Kamala.

O discurso de Kamala também tem um caráter simbólico, já que a Carolina do Norte é um estado que os democratas esperam vencer nesta eleição, mas que sempre votou no candidato presidencial republicano na última metade do século, com exceção de Barack Obama na eleição de 2008 e Jimmy Carter na de 1976.

Kamala está concentrando sua mensagem na economia nos dias que antecedem a Convenção Nacional Democrata em Chicago, onde será oficialmente proclamada como candidata do partido para as eleições de novembro.

Ainda hoje, ela deve comparecer a um comício com o presidente, Joe Biden, para discutir os esforços do governo para reduzir os preços dos medicamentos.

Será sua primeira aparição junto com Biden desde que o atual presidente desistiu de concorrer às eleições de novembro.

Acompanhe tudo sobre:Kamala HarrisDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Eleições EUA 2024

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones