Mundo

Kamala Harris diz que votou pelo correio nas eleições presidenciais dos EUA

No dia 5 de novembro, americanos vão às urnas escolher o próximo presidente

Em 5 de novembro, os americanos irão às urnas para escolher o próximo presidente dos Estados Unidos: o republicano Donald Trump ou a democrata Kamala Harris.

Em 5 de novembro, os americanos irão às urnas para escolher o próximo presidente dos Estados Unidos: o republicano Donald Trump ou a democrata Kamala Harris.

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de novembro de 2024 às 16h40.

A vice-presidente Kamala Harris e candidata ao cargo de presidente dos Estados Unidos declarou, neste domingo, 3, que votou nas eleições e enviou uma cédula pelo correio para seu estado natal, a Califórnia.

"Na verdade, acabei de preencher minha cédula de votação pelo correio", disse a candidata democrata à presidência aos repórteres enquanto fazia campanha no estado indeciso de Michigan, acrescentando que a cédula estava "a caminho da Califórnia".

Em 5 de novembro, os americanos irão às urnas para escolher o próximo presidente dos Estados Unidos: o republicano Donald Trump ou a democrata Kamala Harris. O vencedor tomará posse em 20 de janeiro de 2025.

Sistema eleitoral

A eleição presidencial nos Estados Unidos ocorre a cada quatro anos e envolve um sistema indireto. Os eleitores votam em seus candidatos preferidos, mas os votos populares são traduzidos em votos de um colégio eleitoral. Cada estado tem um número fixo de "eleitores" no colégio eleitoral, proporcional à sua população.

O candidato que vence a maioria dos votos em um estado geralmente leva todos os votos eleitorais daquele estado (exceto em Maine e Nebraska, que dividem os votos). Para ganhar a presidência, um candidato precisa conquistar ao menos 270 dos 538 votos eleitorais. Em caso de empate, a Câmara dos Representantes decide o vencedor.

O sistema político é dominado por dois partidos principais: o Partido Democrata e o Partido Republicano. Antes da eleição presidencial, cada partido realiza disputas internas para definir seu candidato, em um processo chamado primárias e caucuses, que varia conforme o estado. Esses eventos começam geralmente um ano antes da eleição, e os pré-candidatos competem em debates e campanhas para obter apoio dos eleitores e delegados partidários.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Eleições americanasEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump