Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Embates na TV seriam realizados em setembro; falha de Biden em debate afundou sua candidatura

Kamala Harris, vice-presidente dos EUA e candidata democrata à Presidência (Mandel Ngan/AFP)

Kamala Harris, vice-presidente dos EUA e candidata democrata à Presidência (Mandel Ngan/AFP)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 25 de julho de 2024 às 19h07.

Última atualização em 25 de julho de 2024 às 19h31.

Chicago - A vice-presidente Kamala Harris disse nesta quinta, 25, estar pronta para enfrentar o ex-presidente Donald Trump em um debate na TV, e que ele estaria tentando evitar ir ao programa.

"Trump concordou com um debate em 10 de setembro. Parece que agora ele está recuando. Os eleitores merecem ver a tela dividida que existe em um palco de debate. Estou pronta. Então vamos", disse Kamala, durante uma entrevista breve à imprensa.

Na terça, no entanto, Trump disse estar disposto a debater com Kamala, inclusive mais de uma vez. "Eu gostaria de fazer mais de um debate, na verdade", disse, em entrevista à Fox News.

No dia seguinte, quarta-feira, 24, a Fox News fez um convite público aos dois candidatos para um debate em 17 de setembro, sete dias após a data prevista para o segundo programa que seria em 10 de setembro na ABC. Assim, haveria espaço para dois encontros entre Kamala e Trump na TV.

Mudança neste ano

Os dois partidos fizeram um acordo neste ano para mudar a organização dos debates. Antes, os programas eram feitos por uma comissão independente e realizados em setembro e outubro, semanas antes da votação, em novembro.

Pelo novo acerto, haveria dois debates, um em 27 de junho, na CNN, e outro em 10 de setembro, na ABC. O primeiro programa foi realizado e gerou uma crise na campanha de Biden. O presidente foi muito mal e, depois disso, sofreu pressões fortes para desistir. O democrata deixou a corrida eleitoral em 21 de julho, sendo substituído por Kamala.

Segundo a CNN americana, Trump estaria tentando mudar o debate da TV ABC para a Fox News, um canal que costuma fazer uma cobertura mais favorável aos republicanos.

Acompanhe tudo sobre:Kamala HarrisDonald TrumpEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama