Mundo

Justiça ordena exumação de corpos de filhos de Mandela

Os três corpos foram inicialmente sepultados no cemitério da família em Qunu, aldeia onde Mandela passou a infância, mas foram transferidos para Mvezo há dois anos

Operários munidos de picaretas e de um mandado judicial entraram na quarta-feira na propriedade de um neto de Nelson Mandela para exumar os corpos de três filhos do líder cívico (REUTERS/Siegfried Modola)

Operários munidos de picaretas e de um mandado judicial entraram na quarta-feira na propriedade de um neto de Nelson Mandela para exumar os corpos de três filhos do líder cívico (REUTERS/Siegfried Modola)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2013 às 17h58.

Mvezo - Operários munidos de picaretas e de um mandado judicial entraram na quarta-feira na propriedade de um neto de Nelson Mandela para exumar os corpos de três filhos do líder cívico, numa nova reviravolta em um caso que dividiu a mais famosa família da África do Sul.

Horas depois da decisão tomada pela alta corte de Mthatha, a 700 quilômetros ao sul de Johanesburgo, policiais e carros funerários chegaram à propriedade de Mandla na vizinha aldeia de Mvezo, onde três filhos de Mandela estão sepultados. O portão gradeado cinza foi arrombado diante de uma multidão de fotógrafos e cinegrafistas.

Os três corpos foram inicialmente sepultados no cemitério da família em Qunu, a aldeia onde Mandela - hoje com 94 anos e internado em estado grave - passou a maior parte da sua infância. Há dois anos, Mandla, oficialmente o chefe do clã, transferiu os cadáveres para Mvezo. Muitos sul-africanos acham que ele fez isso na expectativa de que o avô ilustre seja também enterrado nessa aldeia.

Em uma ação judicial aberta contra Mandla na semana passada, a filha mais velha de Mandela, Makaziwe, solicitou uma audiência urgente, alegando que seu pai está em estado "perigoso", respirando com a ajuda de aparelhos, segundo a imprensa local. "A expectativa da sua morte iminente se baseia em razões reais e substanciais", disse a petição, segundo o jornal City Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulJustiçaNelson MandelaPolíticos

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado