Mundo

Justiça Eleitoral paulista convocará 400 mil mesários

São Paulo - A Justiça Eleitoral de São Paulo encerra no dia 4 de agosto a convocação de cerca de 400 mil mesários para trabalhar nas eleições gerais de 3 de outubro. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), em todo o Estado serão instaladas 81,5 mil mesas receptoras de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - A Justiça Eleitoral de São Paulo encerra no dia 4 de agosto a convocação de cerca de 400 mil mesários para trabalhar nas eleições gerais de 3 de outubro. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), em todo o Estado serão instaladas 81,5 mil mesas receptoras de votos, com cinco integrantes cada. Só na capital atuarão 114 mil mesários - 28,5 % do total das convocações.

Os mesários são escolhidos preferencialmente entre os eleitores da própria seção eleitoral, e dentre eles, os que tem nível superior, os professores e os servidores da Justiça. O eleitor convocado que não quiser trabalhar como mesário tem 5 dias de prazo para contestar a convocação junto ao juiz eleitoral, a partir do seu recebimento. A dispensa só ocorre em casos excepcionais, mediante apreciação do magistrado.

Para diminuir o número de convocações obrigatórias, a Justiça Eleitoral promove desde abril a inscrição voluntária de estudantes através de convênios com diversas instituições de ensino superior. A parceria já abrange 69 instituições em todo o Estado, sendo 15 na capital - como o Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdade Cásper Líbero, Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Todo eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral pode ser mesário, exceto candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, agentes policiais e demais casos previstos na legislação eleitoral. O eleitor interessado no trabalho voluntário pode fazer inscrição nas instituições de ensino conveniadas (www.tre-sp.jus.br). Neste ano, 20.536 eleitores já se inscreveram como mesário voluntário em todo o Estado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Governo Trump anuncia revogação de política climática dos EUA

Trump diz que reunião com Xi Jinping pode acontecer 'antes do fim do ano'

Reino Unido reconhecerá Estado palestino em setembro se Israel não decretar cessar-fogo

Não é só o Brasil: quais países ainda não fecharam acordo com os EUA