Mundo

Justiça argentina arquiva denúncias contra Maradona

O processo foi aberto após a denúncia da ONG ''Salvemos o Futebol'' para que fossem investigados Maradona, técnico da seleção argentina na época, e Bilardo


	Maradona e Bilardo eram acusados de retirar cerca de 400 entradas da Associação de Futebol Argentina (AFA)
 (AFP)

Maradona e Bilardo eram acusados de retirar cerca de 400 entradas da Associação de Futebol Argentina (AFA) (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 18h54.

Buenos Aires - A Justiça argentina arquivou nesta quarta-feira denúnciaa contra Diego Maradona e Carlos Bilardo pela suposta entrega de ingressos a membros das ''barras bravas'' (torcedores violentos) para um jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

O processo foi aberto após a denúncia da ONG ''Salvemos o Futebol'' para que fossem investigados Maradona, técnico da seleção argentina na época, e Bilardo, diretor técnico de seleções, por terem retirado cerca de 400 entradas da Associação de Futebol Argentina (AFA).

Segundo a denúncia, arquivada nesta quarta pelo juiz federal Sebastián Ramos, as entradas foram supostamente entregues a chefes das ''barras bravas'' de Boca Juniors e Estudiantes para que entrassem no estádio para assistir a Argentina e Venezuela, pelas Eliminatórias da última Copa.

A ''Salvemos o Futebol'' denunciou que o Subsecretariado de Segurança em Espetáculos Futebolísticos (SUBSEF) ''teria omitido o exercício do direito de admissão'', o que facilitou a entrada de ambos no estádio do River Plate, local do confronto, mesmo já tendo sido condenados, inclusive por homicídio''.

Um juiz de primeira instância havia desprezado a denúncia ao entender que ''não existiu omissão do SUBSEF quanto ao direito de ingressar o estádio, quando nunca foi solicitada sua colaboração pela AFA''.

Sobre os torcedores violentos, disse que ''se nada tiver acontecido como diz quem fez a denúncia, não se adverte conduta alguma que mereça reprovação quanto ao âmbito penal''.

Para os juízes, se existir distribuição de ingressos aos barras bravas ''não haveria contribuição à formação destes grupos, mas benefício a quem já faz parte do grupo existente''.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaJustiçaONGs

Mais de Mundo

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres

Donald Trump considera processo contra Jerome Powell por reforma do Fed e políticas monetárias

CPI: inflação anual nos EUA permanece em 2,7% em julho, mas núcleo sobe para 3,1%