Mundo

Justiça americana não deve processar Armstrong

"Já tomamos uma decisão neste caso há pouco mais de uma ano", declarou o promotor numa coletiva de imprensa


	Lance Armstrong: ciclista poderia ser processado por perjúria, pelo fato de ter mentido a agentes federais durante o inquérito
 (Mario Tama/Getty Images)

Lance Armstrong: ciclista poderia ser processado por perjúria, pelo fato de ter mentido a agentes federais durante o inquérito (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2013 às 20h32.

Washington - O promotor Andre Birote, responsável por um inquérito federal contra o ex-ciclista Lance Armstrong, declarou nesta terça-feira que a Justiça americana não deve processar o atleta, que confessou, recentemente, ter se dopado, em entrevista à apresentadora de TV Oprah Winfrey.

Birote não descartou a possibilidade de levar o caso adiante, mas explicou que as confissões não mudam muita coisa.

"Já tomamos uma decisão neste caso há pouco mais de uma ano", declarou o promotor numa coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira na capital Washington.

Armstrong poderia ser processado por perjúria, pelo fato de ter mentido a agentes federais durante o inquérito.

"Estamos cientes das recentes declarações de Armstrong, mas isso não mudou a minha opinião sobre este caso", justificou Birote.

Após ter negado o ocorrido durante anos, inclusive diante de agentes federais, o ex-ciclista de 41 anos confessou ter se dopado durante toda sua carreira na entrevista a Oprah, que foi ao ar no dia 17 de janeiro.

Essas confissões levantaram várias questões jurídicas. Além de correr o risco de ser processado por perjúria, Armstrong poderá ser levado a reembolsar prêmios das suas vitórias e valores recebidos por meio de patrocínios.

Em outubro de 2012, o americano teve suas sete títulos na Volta da França (1999-2005) cassados e foi banido para sempre do esporte por ter participado de acordo com a Agência Americana Antidoping (Usada) do "esquema de doping mais sofisticado da história".

Acompanhe tudo sobre:AtletasDopingEsportesJustiçaLance Armstrong

Mais de Mundo

Reforma de avião oferecido pelo Qatar a Trump custará centenas de milhões de dólares

Exército entrará em Gaza com 'força total' nos próximos dias, diz Netanyahu

Ameaça de bomba suspende operações no segundo maior aeroporto da Bélgica

CPI: inflação dos EUA fica estável em mês que Trump lançou tarifaço