Mundo

Junta eleitoral egípcia adia anúncio de resultados para quinta

Comissão ainda espera a chegada dos votos dos egípcios que moram no exterior; fontes dizem que islâmicos lideram a apuração

O processo eleitoral no Egito só deve acabar em janeiro (Peter Macdiarmid/Getty Images)

O processo eleitoral no Egito só deve acabar em janeiro (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2011 às 12h38.

Cairo - A Junta Eleitoral do Egito decidiu adiar para amanhã o anúncio dos primeiros resultados parciais do pleito legislativo no país, informou nesta quarta-feira à Agência Efe um porta-voz da organização que pediu anonimato.

O porta-voz explicou que a apuração está em andamento, e que ainda não chegaram os votos dos eleitores que vivem fora do país. A mesma fonte disse ontem que a Comissão Eleitoral começaria a anunciar hoje os resultados parciais das eleições legislativas.

Apesar de não terem sido divulgados os resultados oficiais, o Partido Liberdade e Justiça (PLJ), ligado ao grupo islâmico Irmandade Muçulmana, afirmou nesta quarta que lidera a apuração, seguido pelos salafistas do Al Nour e pela coligação liberal Bloco Egípcio.

O pleito para a escolha dos integrantes da Assembleia do Povo (câmara baixa) é realizado em três fases - separadas por regiões do país e cada uma delas em dois turnos -, e será encerrado em janeiro, quando serão realizadas as eleições para a Shura (câmara alta).

As eleições parlamentares são as primeiras desde a renúncia de Hosni Mubarak, ocorrida em fevereiro, quando o poder foi assumido por uma junta militar.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoEleiçõesPrimavera árabe

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'