Mundo

Junho foi o mais quente da História, dizem especialistas

Temperatura média na superfície terrestre e nos oceanos alcançou 16,22°C em junho, 0,72°C a mais que a média do século XX para este mês

Pescadores trabalham em Seal Beach, Califórnia, em 28 de junho de 2014: temperatura em junho foi a maior da história para o mês (Frederic J. Brown/AFP)

Pescadores trabalham em Seal Beach, Califórnia, em 28 de junho de 2014: temperatura em junho foi a maior da história para o mês (Frederic J. Brown/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2014 às 15h50.

Washington - O mês de junho de 2014 foi o mais quente já registrado no planeta desde 1880, informou nesta segunda-feira a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

A temperatura média na superfície terrestre e nos oceanos alcançou 16,22°C em junho, ou seja, 0,72°C a mais que a média do século XX para este mês. A cifra supera o último recorde de junho, que remonta a 2010, informou a NOAA.

"A maior parte do planeta enfrenta temperaturas mensais acima da média, com recordes de calor nas regiões do sudeste da Groenlândia, do norte da América do Sul e do Sudeste da Ásia", explicou a agência em um comunicado.

"Assim como em maio, as regiões das principais bacias oceânicas também tiveram recordes de calor", acrescentou.

A última vez que a temperatura em um mês de junho foi inferior à média do século XX foi em 1976, indicou a NOAA.

Segundo a mesma fonte, o mês de maio de 2014 também foi o mais quente desde 1880, mais que o recorde anterior, de maio de 2010.

Acompanhe tudo sobre:CalorClimaOceanos

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'