Mundo

Juncker diz que economia da UE está se normalizando

Chefe dos ministros de Finanças do órgão europeu defende que resultados dos testes de estresse demonstram força dos bancos da região

Chefe dos ministros de Finanças da Europa, Jean-Claude Juncker, elogiou economia do continente (Getty Images/Patrik Stollarz)

Chefe dos ministros de Finanças da Europa, Jean-Claude Juncker, elogiou economia do continente (Getty Images/Patrik Stollarz)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2010 às 10h15.

Luxemburgo - A situação econômica europeia está em vias de normalização, apesar dos muitos riscos que psam sobre sua recuperacão, declarou nesta terça-feira o chefe dos ministros das Finanças da Eurozona, o primeiro-ministro luxemburguês Jean-Claude Juncker.

"Creio que as coisas estão em vias de normalização. As provas de solvência (dos bancos europeus) foram conclusivas e convincentes e assistimos a uma certa recuperação da economia europeia", indicou. "Há muitos riscos que cercam a recuperação, mas esta se situa entre a fragilidade e a confirmação".

"O sistema bancário europeu está mais robusto do que alguns observadores haviam estimado antes da publicação dos resultados das provas de solvência", acrescentou.

Os resultados dessas provas de resistência, superadas por 84 dos 91 bancos europeus examinados e publicados em 23 de julho, se somam aos recentes indicadores econômicos que assinalam que a Europa e, em particular, os 16 países que integram a zona euro, estão se recuperando de uma recessão histórica e uma crise da dívida soberana que abalou seus fundamentos.

Acompanhe tudo sobre:BancosCrises em empresasEuropaFinançassetor-financeiroUnião Europeia

Mais de Mundo

A estratégia de Trump: como presidente dos EUA aplica tática da 'oferta extrema' nas tarifas

Tarifas de Trump sobre o Brasil entram em vigor nesta quarta; entenda o que acontece agora

Netanyahu diz que Israel deve derrotar Hamas em Gaza para libertar reféns

Tarifas de Trump: EXAME realiza programa ao vivo para analisar impactos nesta quarta