Mundo

Juíza investiga ligações entre Casa Rosada e traficantes

Investigações abrangem um cruzamento de ligações entre telefones da sede do governo argentino e supostos traficantes envolvidos em narcotráfico


	Casa Rosada, sede do governo da Argentina, em Buenos Aires
 (Getty Images)

Casa Rosada, sede do governo da Argentina, em Buenos Aires (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2014 às 16h33.

Buenos Aires - A juíza argentina María Servini de Cubría confirmou nesta sexta-feira que investiga um cruzamento de ligações entre telefones da Casa Rosada, sede do governo da Argentina, e supostos traficantes envolvidos em uma causa por narcotráfico.

"Temos entrecruzamentos de algumas ligações entre telefones da Casa Rosada com alguns traficantes. Queremos saber quem usou esses telefones", explicou a magistrada em entrevista à "Radio Mitre".

Servini de Cubría solicitou, para as investigações, que a Secretaria Geral da presidência, a cargo de Oscar Parrilli, faça um relatório sobre quem utiliza os números telefônicos que aparecem nas perícias.

Na causa estão indiciados o ex-titular da Secretaria de Programação para a Prevenção da Toxicomania e a Luta contra o Narcotráfico (Sedronar), José Granero, e o diretor do Cartório Nacional de Precursores Químicos, Julio de Orué.

Na mesma situação se encontra Gabriel Youssef Abboud, atual analista de dados no Ministério de Segurança.

Na resolução que determinou o indiciamento dos funcionários, Servini de Cubría considerou que 40 mil quilos de efedrina importados por autorização da Sedronar, entre 2004 e 2008, na realidade foram desviados para o narcotráfico.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaCrimeTráfico de drogas

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país