Mundo

Juiz rejeita tentativa de republicanos do Texas de descartar 127 mil votos

Estado é tradicionalmente republicano, mas as pesquisas mostram uma disputa acirrada este ano entre o presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden

Houston, Texas: republicanos pediram anulação de votos entregues em sistema drive-through, feita para diminuir contato diante da pandemia de covid-19 (Callaghan O'Hare/Reuters)

Houston, Texas: republicanos pediram anulação de votos entregues em sistema drive-through, feita para diminuir contato diante da pandemia de covid-19 (Callaghan O'Hare/Reuters)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 2 de novembro de 2020 às 20h52.

Última atualização em 2 de novembro de 2020 às 20h55.

Um juiz federal do Texas negou na segunda-feira, 2, uma tentativa dos republicanos do estado de descartar cerca de 127.000 votos já entregues na eleição presidencial dos Estados Unidos em locais de votação drive-through em Houston, uma região de forte inclinação democrata.

Os republicanos acusaram a autoridade do condado de Harris, reponsável por permitir essa modalidade de voto como alternativa durante a pandemia do coronavírus, Chris Hollins, um democrata, de agir ilegalmente.

O juiz distrital Andrew Hanen disse que os reclamantes não tinham legitimidade para abrir o caso.

Jared Woodfill, advogado dos querelantes, afirmou a repórteres que eles vão recorrer à Corte de Apelações do 5º Circuito dos EUA. Eles também vão apelar de uma derrota semelhante em tribunal estadual no domingo à Suprema Corte dos EUA, disse Woodfill.

Hollins declarou a repórteres que os locais de votação drive-through no condado de Harris, que inclui Houston, serão abertos no dia da eleição. “Estamos orgulhosos de preservar a democracia em um momento em que a própria democracia está sendo atacada”, disse Hollins.

O condado de Harris, que abriga a cidade de Houston e aproximadamente 4,7 milhões de pessoas, é o terceiro mais populoso dos EUA. Atualmente possui 10 locais de votação drive-through disponíveis para todos os eleitores entre 800 locais de votação no total.

O Texas, segundo maior Estado dos EUA, é tradicionalmente republicano, mas as pesquisas mostram uma disputa acirrada este ano entre o presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden, com mais de nove milhões de votos já entregues, superando o total de comparecimento do Estado na eleição presidencial de 2016.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Partido Republicano (EUA)Texas

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha