Mundo

Juiz espanhol define prisão para 9 detidos ligados ao ETA

Madri - Os nove detidos esta semana na Espanha pertencentes à direção-geral do Ekin, grupo ilegal ligado aos separatistas do ETA, foram enviados à prisão por crimes de integração e colaboração terrorista.Em decisão publicada neste sábado, o juiz da Audiência Nacional Fernando Grande-Marlaska comunicou a prisão provisória e sem direito a fiança para Aniaiz Ariznabarreta, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2010 às 15h07.

Madri - Os nove detidos esta semana na Espanha pertencentes à direção-geral do Ekin, grupo ilegal ligado aos separatistas do ETA, foram enviados à prisão por crimes de integração e colaboração terrorista.
Em decisão publicada neste sábado, o juiz da Audiência Nacional Fernando Grande-Marlaska comunicou a prisão provisória e sem direito a fiança para Aniaiz Ariznabarreta, Egoitz Garmendia e Erika Bilbao, detidos na terça-feira em uma operação no País Vasco, Navarra, Cantabria e Aragón.

Na sexta-feira, Grande-Marlaska já havia emitido ordens de prisão contra os demais detidos, Ugaitz Elizarán, Urko Asier Ayerbe Sarasola, Sandra Barrenechea, Rosa Iriarte Laset, José Aldasoro e Eneko Compains Silva.

"A organização terrorista ETA mantém dentro de seu emaranhado criminal um conjunto de 'frentes', consequência de sua estratégia de desdobramento, todos eles submetidos a suas diretrizes. Entre essas frentes se encontra o EKIN", sustentou o auto divulgado pela imprensa.

As detenções de terça-feira foram as primeiras desde que o grupo separatista anunciou em 5 de setembro que havia decidido há meses por fim a suas ações armadas ofensivas.

Leia mais sobre terrorismo

Acompanhe as notícias internacionais pelo Twitter

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaJustiçaPiigsTerrorismo

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'