Mundo

Juiz dos EUA impede liberação de manuais para armas impressas em 3D

Horas antes de poderem ser divulgados na internet, ações judiciais para impediram a publicação dos desenhos para fazer armas indetectáveis por triagens

Donald Trump: presidente levantou preocupações sobre venda de armas de plástico feitas com impressoras 3-D (Carlos Barria/Reuters)

Donald Trump: presidente levantou preocupações sobre venda de armas de plástico feitas com impressoras 3-D (Carlos Barria/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 31 de julho de 2018 às 20h34.

Última atualização em 31 de julho de 2018 às 21h48.

Washington - Um juiz dos Estados Unidos impediu nesta terça-feira a liberação de desenhos técnicos para armas feitas por impressão 3-D, horas antes de poderem ser divulgados na internet, após ações judiciais para impedir a publicação dos desenhos para fazer armas que triagens de segurança podem não detectar.

O juiz distrital Robert Lasnik, em Seattle, Washington, disse que a publicação dos desenhos técnicos pode causar danos irreparáveis aos cidadãos. A decisão bloqueou um acordo que o governo do presidente Donald Trump havia feito com uma companhia que planejava colocar os arquivos online na quarta-feira.

Mais cedo nesta terça-feira, Trump levantou preocupações sobre a venda de armas de plástico feitas com impressoras 3-D.

Oito Estados e o distrito de Columbia apresentaram na véspera uma ação judicial para contestar um acordo de junho entre o governo federal e a Defense Distributed, que permitia que a companhia publicasse legalmente seus projetos.

Defensores de controle de armas temem que as armas feitas com impressoras 3-D não sejam rastreáveis e indetectáveis que apresentam uma ameaça à segurança global. Alguns grupos de direitos de armas dizem que a tecnologia é cara, as armas não são confiáveis e a ameaça está sendo exagerada.

(Reportagem de Susan Heavey e Susan Cornwell, Steve Holland, Tina Bellon e Jon Herskovitz)

Acompanhe tudo sobre:ArmasEstados Unidos (EUA)Impressoras 3D

Mais de Mundo

Ruanda e República Democrática do Congo assinam acordo em Washington para encerrar conflito

Trump diz que escolherá um presidente do Fed que queira reduzir as taxas

Trump adverte que gostaria de encurtar prazo para selar novos acordos tarifários

Trump não descarta voltar a atacar Irã se houver relatos de novo enriquecimento de urânio