Mundo

Juiz conservador Neil Gorsuch toma posse na Suprema Corte dos EUA

Gorsuch foi nomeado na última sexta-feira (7) depois de resistência no Senado em relação ao seu nome

Neil Gorsuch: eram necessários 60 votos para nomeá-lo, mas a mesa do Congresso conseguiu mudar as regras para aprová-lo (Jonathan Ernst/File Photo/Reuters)

Neil Gorsuch: eram necessários 60 votos para nomeá-lo, mas a mesa do Congresso conseguiu mudar as regras para aprová-lo (Jonathan Ernst/File Photo/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 10 de abril de 2017 às 10h10.

Após um longo e conturbado processo de sabatina e votação no Senado dos Estados Unidos, o juiz Neil Gorsuch, toma posse hoje (10) como o 113° juiz da Suprema Corte norte-americana. Gorsuch vai substituir o juiz conservador Antonio Scalia, falecido em fevereiro de 2016, ainda no governo Barack Obama.

Neil Gorsuch, 49 anos, foi nomeado na última sexta-feira (7) depois de resistência no Senado em relação ao seu nome. No resultado da votação foram 54 votos favoráveis e 45 contrários, com três votos democratas que ajudaram a elegê-lo e destoaram da minoria democrata - contrária à sua nomeação para evitar que a Corte voltasse a ter um equilíbrio entre forças conservadoras e liberais.

O partido Democrata estava obstruindo a votação de Gorsuch há cerca de duas semanas. Eram necessários 60 votos para nomeá-lo, mas a mesa do Congresso conseguiu mudar as regras e adotar ao invés de maioria absoluta, aprová-lo por maioria simples.

Os republicanos usaram um argumento chamado de "opção nuclear" e deste modo conseguiram alterar o rito regimental da votação e aprovar por maioria simples.

A resistência para nomear o novo juiz dizia respeito ao equilíbrio das forças no tribunal. Após a morte de Scalia os liberais levaram vantagem na composição da corte. Gorsuch só será empossado 413 dias depois de o cargo ter ficado em aberto. Por isso, a posse dele é considerada uma vitória para a administração de Donald Trump.

Considerado um juiz jovem para um cargo vitalício, Gorsuch é visto por analistas como um nome que pode "por muitos anos, equilibrar as forças" na suprema corte. Ele é conhecido por suas análises constituicionais embasadas no estado de Direito, à luz da Filosofia. Estudou direito e tornou-se doutor em Filosofia.

Gorsuch é conhecido entre os colegas pela capacidade de defesa intelectual e excelente oratória, é um defensor da ampla liberdade religiosa, característica interessante no contexto atual em que o próprio governo tentou levar adiante medidas executivas que restrigiam direitos baseado em religião, como as ordens executivas suspensas sobre viajantes de países muçulmanos.

Tradicionalista, é um defensor da pena de morte e contrário a legalização da Eutanásia e do aborto.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)JustiçaGoverno

Mais de Mundo

Itamaraty condena ataque a tiros em Jerusalém

Após decisão da Suprema Corte, EUA diz que detenções de imigrantes não se baseiam em perfil racial

Netanyahu diz que ataque no Catar ocorreu por causa de atentado do Hamas em Jerusalém

Egito afirma que ataque israelense 'inaceitável' em Doha abre 'precedente perigoso'