Mundo

Juiz bloqueia decisão de Trump de encerrar programa de imigração

Decisão garantiu proteção a cerca de 800 mil jovens imigrantes durante o governo Obama e é popularmente conhecido como "Dreamers"

Donald Trump: justiça americana barrou a decisão do presidente de acabar com um programa que impede a deportação de jovens imigrantes (Mussa Qawasma/Reuters)

Donald Trump: justiça americana barrou a decisão do presidente de acabar com um programa que impede a deportação de jovens imigrantes (Mussa Qawasma/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 06h53.

Um juiz federal em São Francisco bloqueou temporariamente na terça-feira à noite a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de acabar com um programa que impede a deportação de jovens imigrantes.

Num veredicto de 49 páginas, o juiz William Alsup decidiu manter o programa, que garantiu proteção a cerca de 800 mil jovens imigrantes durante o governo Obama e é popularmente conhecido como "Dreamers".

Alsup levou em consideração cinco processos separados que desafiaram a decisão de Trump de cancelar o programa, anunciada em 5 de setembro do ano passado.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, o veredicto do juiz não muda o fato de que o programa tentou contornar o Congresso ilegalmente e a agência está no seu direito de encerrá-lo.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ImigraçãoDonald Trump

Mais de Mundo

Mísseis guiados, ogivas e 1,3 milhão de soldados: veja o poderio bélico dos EUA contra a Venezuela

Secretário de Estado dos EUA anuncia novas sanções a juízes e promotores do TPI

Rússia diz que continua fornecendo petróleo à Índia apesar de tarifas dos EUA

Deputado da Finlândia é encontrado morto dentro do Parlamento