Mundo

Jovens pedem destaque ao tema paz no documento da Rio+20

Com o lema “Desenvolvimento Sustentável Precisa de Paz”, eles defendem que só é possível se desenvolver de forma sustentável em locais onde não há guerras

Recado afixado em painel da Rio+20 pede paz (Marcello Casal Jr/ABr)

Recado afixado em painel da Rio+20 pede paz (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2012 às 12h12.

Rio de Janeiro – Um grupo de jovens, representantes de instituições da sociedade civil que debatem temas ligados à infância e à juventude, fizeram na manhã de hoje (18) um protesto, com cartazes, pedindo mais destaque ao tema paz no documento final da conferência. Com o lema “Desenvolvimento Sustentável Precisa de Paz”, eles defendem que só é possível se desenvolver de forma sustentável em locais onde não há guerras.

Entre as propostas está a inclusão, nas Metas de Desenvolvimento Sustentável, do artigo “Nós reconhecemos que a violência e o conflito armado têm sido os impedimentos mais severos para se atingir as Metas de Desenvolvimento do Milênio e, portanto, nos comprometemos a dar enfoque particular sobre isso, e dar atenção prioritária para os efeitos da violência e conflito armado no desenvolvimento sustentável em qualquer aspecto das Metas de Desenvolvimento Sustentável”.

Eles também pedem que “violência e conflito armado” sejam considerados fenômenos que contribuíram para o progresso insuficiente e que foram empecilhos para integrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável.

“Nenhum país com conflito armado conseguiu atingir as metas do milênio. O texto acordado tem que deixar claro que paz e não violência são condições básicas para se atingir qualquer meta [de desenvolvimento sustentável]”, disse o brasileiro Augusto Lebre.

O americano Hudson Mcfann veio de Nova York para deixar seu recado de defesa da paz. “Acho que a Rio+20 terá resultados importantes, mas me preocupo que esses resultados devem ser menores do que a conferência deveria atingir devido à magnitude dos problemas”, ressaltou.

Acompanhe tudo sobre:JovensMeio ambientePolítica no BrasilProtestosRio+20

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada