Mundo

Jovens enfrentam policiais no norte da França

Os confrontos deixaram 16 policiais feridos


	Carro é encontrado incendiado após confrontos entre jovens e policiais em Amiens, norte da França: prédios públicos também foram destruídos
 (Philippe Huguen/AFP)

Carro é encontrado incendiado após confrontos entre jovens e policiais em Amiens, norte da França: prédios públicos também foram destruídos (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2012 às 08h23.

Amiens - Violentos confrontos entre mais de 100 jovens e as forças de segurança deixaram 16 policiais feridos e importantes danos materiais durante a madrugada em Amiens, norte da França.

Os jovens, reunidos no bairro de Amiens-Nord, uma das 15 zonas de segurança prioritárias definidas pelo atual governo, ofenderam os policiais enviados ao local para garantir a segurança do bairro após os confrontos de domingo à noite, segundo a prefeitura.

Dezesseis policiais ficaram feridos no ataque dos jovens, que utilizaram morteiros, fogos de artifício e outros projéteis.

A polícia respondeu com gás lacrimogêneo e balas de borracha.

O bairro de Amiens-Nord é cenário habitual de incidentes, "mas nunca desta gravidade, com três edifícios públicos destruídos parcialmente", informou a prefeitura.

O prefeito de Amiens, Gilles Demailly, citou "cenas de destruição", com papéis e veículos queimados por todos os lados, assim como prédios públicos afetados pela primeira vez, incluindo uma creche e um centro esportivo.

Os incidentes aconteceram depois dos confrontos de domingo entre os moradores do bairro e a polícia, que parou um motorista que, segundo as autoridades, dirigia de modo perigoso.

A intervenção, que aconteceu perto do local onde era celebrado o funeral de um jovem de 20 anos morto na quinta-feira em um acidente de moto, foi considerada excessiva por vários moradores.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaJovensPaíses ricosPolítica no BrasilProtestosViolência urbana

Mais de Mundo

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute