Mundo

José Agripino será o novo líder do DEM no Senado

José Agripino vai acumular a presidência do Democratas com a liderança da bancada no Senado

ACM Neto e José Agripino: o DEM vai apoiar o texto aprovado na Câmara após um acordo (Wilson Dias/ABr)

ACM Neto e José Agripino: o DEM vai apoiar o texto aprovado na Câmara após um acordo (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2012 às 19h02.

Brasília - O senador Jayme Campos (DEM-MT) afirmou nesta terça que o colega de partido José Agripino (DEM-RN) vai acumular a presidência do Democratas com a liderança da bancada no Senado. Um dos cotados para assumir o posto, Campos conversou nesta tarde com Agripino no plenário da Casa e chancelaram o acordo. O senador do Mato Grosso não poderia regimentalmente assumir o cargo porque já é o líder da oposição no Senado.

Ao contrário de Campos, José Agripino, mesmo sendo presidente do Democratas, não teria qualquer impedimento de ordem legal para acumular as funções. O acordo será informado à bancada do partido, em reunião ainda nesta terça-feira.

Campos, que é presidente interino do Conselho de Ética, disse que a situação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é "desagradável". Mas não quis emitir uma opinião sobre se o caso envolvendo Demóstenes deve ser julgado pelo colegiado. Ele disse que caberá, primeiro, ao corregedor da Casa, Vital do Rêgo (PMDB-PB), avaliar as provas para depois, se for o caso, remetê-las para o conselho.

"Eu até prefiro não emitir um juízo, porque compete ao colegiado. Se externar minha opinião, eu seria até suspeito para participar", disse. Campos elogiou a iniciativa de Demóstenes de não "expor o partido", ao renunciar à liderança.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaSenadoCongresso

Mais de Mundo

Putin receberá enviado de Trump para discutir fim da guerra na Ucrânia

Hong Kong prende 13 pessoas após incêndio que deixou 151 mortos

Enchentes em países da Ásia já deixam mais de mil mortos

Honduras: candidato apoiado por Trump lidera votação presidencial