Mundo

Jornalista sequestrado na Síria regressa aos EUA

"Estou muito comovido e emocionado, além de qualquer palavra, pelas pessoas que estão a minha volta hoje", disse Curtis após 22 meses de cativeiro

O jornalista Peter Theo Curtis reencontra a mãe, Nancy Curtis, no Aeroporto Internacional de Boston (AFP)

O jornalista Peter Theo Curtis reencontra a mãe, Nancy Curtis, no Aeroporto Internacional de Boston (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2014 às 08h19.

Washington - O jornalista Peter Theo Curtis voltou nesta terça-feira aos Estados Unidos, dois dias após ser libertado de seu cativeiro de 22 meses por um grupo rebelde islâmico na Síria.

Curtis, de 45 anos, reencontrou a mãe, Nancy Curtis, no Aeroporto Internacional Logan de Boston, após um voo de Tel Aviv para Newark, Nova Jersey.

"Estou muito comovido e emocionado, além de qualquer palavra, pelas pessoas que estão a minha volta hoje - desconhecidos no avião, o pessoal de bordo e, especialmente, toda a minha família- para me dar as boas vindas", disse Curtis após chegar a Boston.

"Estou profundamente em dívida com os funcionários americanos que trabalharam no meu caso. Quero agradecer especialmente ao governo do Catar por interceder a meu favor".

Peter Theo Curtis foi libertado na Síria no domingo, com a mediação do governo do Catar junto à Frente Al-Nusra, braço sírio da rede Al-Qaeda.

A família de Curtis afirmou que o governo do Catar informou que não obteve a libertação do jornalista com um pagamento, em meio ao debate sobre a política dos Estados Unidos de não pagar resgates a grupos extremistas.

Pesquisador, escritor e jornalista freelance, Curtis foi entregue aos capacetes azuis da ONU nas Colinas de Golã, no domingo à noite.

A libertação aconteceu menos de uma semana depois da divulgação do vídeo com a execução de outro jornalista americano, James Foley, sequestrado pelo Estado Islâmico (EI), um grupo diferente do que manteve Curtis em cativeiro.

O sequestro de Curtis foi mantido em segredo pelas autoridades americanas.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)SíriaEstado IslâmicoCatar

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk