Mundo

Jornal italiano oferece "Minha Luta" em suplemento

Jornal italiano de direita "Il Giornale" ofereceu o livro de Adolf Hitler, Minha Luta, a leitores em suplemento


	Minha Luta, de Adolf Hitler: jornal italiano defendeu distribuição alegando que livro é "antídoto contra as toxinas do nacional-socialismo"
 (Reuters/Fabrizio Bensch)

Minha Luta, de Adolf Hitler: jornal italiano defendeu distribuição alegando que livro é "antídoto contra as toxinas do nacional-socialismo" (Reuters/Fabrizio Bensch)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2016 às 11h29.

"Conhecer para recusar". Com este argumento, o jornal italiano de direita Il Giornale oferecia neste sábado a seus leitores "Mein Kampf", de Adolf Hitler, uma inciativa que escandalizou a comunidade judaica e o primeiro-ministro Matteo Renzi.

Renzi se manifestou rapidamente em sua conta no Twitter sobre a divulgação na Itália desta obra, escrita em 1925 por aquele que cometeu o maior genocídio da História.

"Me parece estranho que um jornal italiano forneça hoje em dia Mein Kampf, de Hitler. Envio uma afetuosa saudação à comunidade judaica. Nunca mais!", escreveu o presidente do Conselho.

"É um fato estranho, a anos-luz de toda essa lógica de aprofundamento e estudo da Shoah", respondeu, por sua parte, o presidente da comunidade judaica italiana, Renzo Gattena, julgando de "indecente" a iniciativa do Giornale.

"Conhecer para recusar. Ler Mein Kampf é um verdadeiro antídoto contra as toxinas do nacional-socialismo", justificou-se o jornal, que publica uma versão de 1937 de "Mein Kampf" (Minha Luta) em uma edição comentada pelo historiador Francesco Perfetti.

O Il Giornale explicou que "Mein Kampf" é o primeiro de uma série de oito livros dedicados à história do Terceiro Reich que oferecerá a seus leitores nas próximas semanas.

Conhecido por suas posições de direita, em especial na questão da imigração, o jornal, dirigido por Alessandro Sallusti e propriedade de Paolo Berlusconi, irmão do ex-chefe do governo Silvio Berlusconi, possui uma tiragem de 200.000 exemplares.

Acompanhe tudo sobre:adolf-hitlerCriminosos de guerraEuropaItáliaJornaisPaíses ricosPiigsPolíticos

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'