Mundo

Boston Herald se desculpa com Obama por charge sobre invasor

Jornal pediu desculpas por uma charge supostamente racista que exibe o presidente dos EUA e uma referência a uma melancia


	Barack Obama: antigo estereótipo racista dos EUA sustentava que negros têm predileção por melancias
 (Saul Loeb/AFP)

Barack Obama: antigo estereótipo racista dos EUA sustentava que negros têm predileção por melancias (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2014 às 16h11.

Boston - O jornal Boston Herald pediu desculpas por uma charge em seu editorial sobre a recente invasão da Casa Branca exibindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e uma referência a uma melancia.

A charge, publicada na quarta-feira, mostra Obama escovando os dentes enquanto um homem não identificado, supostamente um invasor, está sentado na banheira atrás dele e pergunta: “Já experimentou a nova pasta com sabor melancia?”.

Um antigo estereótipo racista dos EUA sustentava que os negros têm predileção por melancias. O cartunista Jerry Holbert se desculpou pelo desenho, dizendo que não pretendeu ofender ninguém.

“Fiz isso por ingenuidade, sem ter noção de quaisquer conotações raciais”, afirmou Holbert em uma transmissão de áudio do jornal. “Não estava pensando dessa maneira, de jeito nenhum”.

O presidente e publisher do Herald, Patrick J. Purcell, foi citado pelo veículo dizendo: “Lamentamos a reação que esta charge despertou entre muitas pessoas e nos desculpamos por ela. Está claro que esta não foi a intenção de Jerry, e certamente não foi a intenção do Boston Herald".

O jornal disse que Holbert mudou o sabor da pasta na charge para framboesa quando seu sindicato expressou preocupação com os estereótipos, mas ele não notificou o Herald sobre a alteração.

A charge tinha a seguinte legenda: “Invasor da Casa Branca foi mais longe que se pensava”, referindo-se ao incidente de 19 de setembro, quando um veterano da guerra do Iraque pulou a cerca da Casa Branca, correu pelo gramado e percorreu vários cômodos da mansão antes de ser detido por um agente de folga.

O incidente levou a diretora do Serviço Secreto dos Estados Unidos, Julia Pierson, a pedir demissão na quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)JornaisPaíses ricosPersonalidadesPolíticosPreconceitosRacismoseguranca-digital

Mais de Mundo

Serviço Secreto dos EUA reconhece falhas em tentativa de assassinato de Trump

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?